foto: Sports images/Christian Bourget
Marc Márquez (Gresini Racing MotoGP™) é o vencedor do Tissot Sprint! O #93 partiu da pole position garantida com a maior vantagem em piso seco desde 2011, fez o holeshot e nunca mais olhou para trás na tarde de sábado no Grande Prémio GoPro de Aragón. É a primeira vitória no Sprint para o oito vezes Campeão do Mundo, ao escapar a Jorge Martin (Prima Pramac Racing) por quase três segundos.
Para Martin, no entanto, um segundo lugar coloca-o de volta na liderança do Campeonato por quatro pontos, já que o atual Campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) teve um Sprint mais difícil e chegou em nono para um único ponto. A completar o pódio atrás de Martin, o estreante Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) converteu o segundo da grelha num terceiro lugar na Sprint.
Quando as luzes se apagaram, houve imediatamente uma luta na primeira linha para Bagnaia, com o Campeão em título a saltar de lado para fora da linha, a atolar-se e a aproximar-se de Alex Márquez (Gresini Racing MotoGP™). À frente, não houve dramas para Marc Márquez, pois deu o tiro certeiro e depois bateu o martelo, seguido por Martin na segunda linha e Acosta em terceiro.
Bagnaia manteve-se inicialmente no quarto lugar, capaz de se manter à frente de Alex Márquez, mas o Campeão em título não conseguiu alcançar os três primeiros. Depois, alargou na Curva 5 e caiu para sexto, à frente de Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), antes de mais alguns momentos difíceis verem o sul-africano ultrapassá-lo – e aí começou a luta pelo sexto lugar.
Binder, Bagnaia e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) tiveram a sua própria queda, e Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) ultrapassou todos para começar a ganhar a P5. Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) foi o próximo a chegar e ficou com Oliveira em quinto, com Binder a tentar segurar Bastianini e uma batalha de flashback entre Quartararo e Bagnaia.
Mais à frente, Marc Márquez lançou o desafio antes do Grande Prémio, com a sua primeira vitória no Sprint a aumentar ainda mais o hype. O piloto da Gresini Racing MotoGP™ liderou todas as sessões do seu fim de semana até ao momento e se vencer no domingo será a sua primeira vitória desde 2021, há mais de 1000 dias.
Martin abriu espaço para Acosta perto da bandeira, e o estreante também conseguiu manter um pouco de ar fresco à frente de Alex Márquez, em quarto. Oliveira manteve-se em quinto, com Binder a manter-se em P6 por pouco mais de uma décima de Bastianini.
Atrás, foi para o limite na batalha Bagnaia vs Quartararo, com o francês a mandar algumas vezes antes de conseguir completar o carteirista e colocar o #1 em posição. Bagnaia foi então atacado na última volta por Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), mas o #1 foi capaz de responder no corte e cruzar a linha para o ponto final do Sprint no P9.
Aleix Espargaró (Aprilia Racing) caiu no início da Curva 1 e quase levou consigo Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), mas o italiano que regressou manteve-se de pé. Mais drama incluiu uma queda de Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) – piloto ok – e uma de Johann Zarco (CASTROL Honda LCR), piloto também ok, mas que acrescentou um pontinho ao impressionante fim de semana do francês em Aragon até ao momento.
Classificação Tissot Sprint MotoGP™