foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A Ducati Lenovo Team completou o primeiro dia de ação no circuito MotorLand Aragón em Alcañiz, Espanha, o local que acolhe o décimo segundo Grande Prémio da temporada de 2024. Francesco Bagnaia terminou a sessão de treinos de hoje em sexto lugar, enquanto o seu companheiro de equipa Enea Bastianini terminou em décimo quinto depois de uma situação de bandeira amarela ter levado ao cancelamento da sua última volta.
Bagnaia e a sua equipa tinham muito trabalho a fazer no final de um treino livre difícil, que o viu a debater-se devido a uma falta de sensibilidade com o pneu dianteiro. O atual líder do campeonato mostrou sinais de melhoria na segunda metade da sessão de treinos livres, antes de fazer a diferença nos minutos finais com o pneu traseiro macio; Pecco regressou à sexta posição, ganhando a passagem direta para a Qualificação 2 de amanhã.
Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team)-P6: “Infelizmente, depois de termos perdido a sessão da manhã, tivemos dificuldade em encontrar a direção certa. A que tomámos acabou por ser a errada e depois fomos para o lado oposto. Conseguimos dar um grande passo em frente na última corrida com o pneu médio usado – melhorei 0,7 segundos. Quando colocámos o pneu macio, a aderência era muito maior, talvez mais do que eu esperava. Perdi algum tempo no último sector da última volta devido a uma bandeira amarela, mas mesmo assim conseguimos terminar em sexto; afinal, em retrospetiva, foi um dia positivo.”
Bastianini teve problemas semelhantes a bordo da sua Ducati #23, depois de ter registado o nono melhor tempo da manhã. Depois de ter estabelecido três parciais encorajadoras na sua última tentativa de volta rápida, o seu tempo foi cancelado devido a uma situação de bandeira amarela devido ao despiste de Miller na última curva, momentos antes da chegada do piloto italiano. Por conseguinte, participará na Q1.
Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team)-P15: “Hoje as coisas acabaram por ser mais difíceis do que o esperado, pois tivemos dificuldades em encontrar a direção certa. Por causa disso, atrasámo-nos em tudo: colocámos o pneu de contrarrelógio tarde em comparação com os outros pilotos e acabei por ter apenas uma oportunidade para uma volta rápida, que acabou por ser cancelada. É uma pena porque, se não tivesse sido cancelada, eu teria ficado entre os dez primeiros, mas agora voltámos à estaca zero. A boa notícia é que a direção que tomámos parece ser a correta, mas rodámos quase exclusivamente com o pneu médio e parece que, neste momento, não estamos ao mesmo nível dos nossos principais rivais, pelo que temos de dar mais um passo. De certeza que ainda há muita margem para melhorar.”