- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Liberty Media Corporation anunciou um acordo para adquirir o MotoGP ™. O MotoGP™ é o auge das duas rodas, com 22 dos pilotos mais rápidos a competir em motos protótipo construídas propositadamente em algumas das maiores pistas de corridas do mundo, atingindo velocidades máximas superiores a 360 quilómetros por hora/223 milhas por hora. Desde a primeira temporada em 1949, com seis rondas pela Europa, o desporto cresceu para incluir mais de 20 Grandes Prémios nos cinco continentes, com a transmissão televisiva a chegar a centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Este novo acordo fará com que a Dorna Sports S.L., detentora exclusiva dos direitos comerciais e televisivos do MotoGP™, continue a ser uma empresa gerida de forma independente e atribuída ao Grupo de Fórmula 1 da Liberty Media. Carmelo Ezpeleta, que é CEO desde 1994, permanecerá no seu cargo e continuará a gerir o negócio com a sua equipa de gestão. A empresa continuará a estar sediada em Madrid.

A Dorna também detém os direitos exclusivos de outras séries de corridas de motociclos, incluindo as séries de alimentação MotoGP™ Moto2™ e Moto3™, o Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™, o Campeonato do Mundo MOTUL FIM Superbike e o novo Campeonato do Mundo FIM de Corridas de Circuito Femininas.

A Liberty Media irá adquirir aproximadamente 86% da Dorna, com a direção da Dorna a manter aproximadamente 14% do seu capital no negócio. A transação reflecte um valor empresarial para a Dorna/MotoGP™ de 4,2 mil milhões de euros e um valor patrimonial de 3,5 mil milhões de euros, sendo que o saldo da dívida existente da MotoGP™ deverá manter-se após o fecho.

Greg Maffei (Presidente e Diretor Executivo da Liberty Media): “O MotoGP é uma competição global com uma base de fãs leais e entusiastas, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxos de capital. Carmelo e a sua equipa de gestão construíram um grande espetáculo desportivo que podemos expandir para um público global mais vasto. O negócio tem vantagens significativas e pretendemos fazer crescer o desporto para os fãs do MotoGP, equipas, parceiros comerciais e nossos accionistas.”

Carmelo Ezpeleta (CEO da Dorna):”Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock de MotoGP e aos fãs das corridas. Estamos orgulhosos do desporto global que desenvolvemos, e esta transação é um testemunho do valor do desporto hoje em dia e do seu potencial de crescimento. A Liberty tem um historial incrível no desenvolvimento de activos desportivos e não podíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo.”

- Pub -

Deixe o seu comentário