foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Reinicie, recarregue e prepare-se para o campo para enfrentar os invictos. Um piloto nunca perdeu a vitória no MotoGP™ em Sachsenring, e até o seu chefe de equipa chegou a twittar que o “alvo era claro”. 987 dias depois, Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™) está a apontar para uma pista onde os sinais parecem estar a seu favor…
E ainda assim. Desde a última vez que ele venceu aqui, em 2021, novos vencedores foram coroados – e os dois pilotos à frente de Marquez no Campeonato duelaram até a bandeira em 2023, separados por apenas 0,064s. O ímpeto está com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) depois de duas dobradinhas para ficar a 10 pontos do topo, mas a liderança ainda está com o vencedor de Sachsenring do ano passado: Jorge Martin (Prima Pramac Racing).
Veja o que eles disseram nas Conferências de Imprensa e veja a resposta de Marquez ao seu Chefe de Equipa, Frankie Carchedi, apontando para o topo no X logo abaixo. E ainda os pensamentos do chefe de equipa da Repsol Honda, Alberto Puig, após a assinatura de Aleix Espargaro como piloto de testes no próximo ano, e o regresso de Remy Gardner como substituto do lesionado Alex Rins na Monster Energy Yamaha MotoGP™).
JORGE MARTIN (Prima Pramac Racing)
Quanta confiança tem para este fim de semana depois de uma dupla vitória aqui no ano passado?
“Penso que sou um piloto melhor do que na época passada e penso que o nível desta época é melhor do que no ano anterior. Em Assen, vi e senti que estava a rodar na perfeição e penso que aqui vai ser interessante e vai ser um grande desafio lutar contra o Pecco e o Marc, que penso que vão estar muito fortes. Mas sinto-me confiante e forte, pois a época passada foi fantástica aqui, porque ganhei a corrida de Sprint e a de domingo, e sinto que posso repetir, por isso vamos ver.”
Estás ansioso por lutar com o Marc este fim de semana?
“Estou ansioso pelo desafio e lembro-me que na época passada, antes da corrida, vi os seus vídeos a bordo dos anos anteriores, por isso acho que ele me ajudou a ganhar na época passada, mas não acho que o vá fazer esta época.”
FRANCESCO BAGNAIA (Ducati Lenovo Team)
É possível ser tão dominante aqui em Sachsenring?
“Vamos tentar, de certeza, mas no ano passado foi uma corrida muito boa no domingo, mas não tivemos a oportunidade de ganhar ao Jorge porque nas últimas voltas ele estava muito defensivo e foi difícil para mim ultrapassá-lo, por isso foi divertido. Não estava a 100% no ano passado e tive um pouco de dores depois de uma queda em Le Mans, mas lembro-me que o potencial era elevado e penso que a nossa moto se adapta perfeitamente a esta pista e que podemos voltar a ter uma boa batalha.”
Que hipóteses acha que o Marc tem?
“Penso que ele tem potencial para lutar pela vitória, pois sabemos como ele é bom em circuitos à esquerda, por isso penso que a competição vai ser alta e será importante compreendê-la o mais rapidamente possível, talvez seguindo-o em alguma parte do fim de semana e ver o que podemos fazer.”
MARC MARQUEZ (Gresini Racing MotoGP™)
Esta é a melhor oportunidade que tem para conseguir a sua primeira vitória com a Gresini?
“Vamos ver, as nossas previsões são melhores do que na quinta-feira passada em Assen, mas prevejo que se conseguir ter um fim de semana perfeito, com um passo na direção certa, talvez tenha a oportunidade de lutar na frente com estes dois tipos, que têm estado um passo à frente e, no caso do Pecco, dois passos à frente dos outros. Por isso, vamos tentar dar o nosso melhor e veremos. O facto de estarmos em Sachsenring vai ajudar-me a ter a oportunidade de lutar com estes dois tipos.”
Achas que terás de fazer a tua melhor prestação em Sachsenring para bater estes dois tipos?
“Sim, claro, como disse, se quero ter uma oportunidade, tenho de rodar na perfeição, como fiz no passado. Mas no passado, quando chegámos aqui, éramos competitivos em todas as pistas e depois eu fiz a diferença, mas agora eles são mais rápidos em todas as pistas, por isso vamos ver se tenho velocidade suficiente para lutar com eles, porque não vai ser um fim de semana fácil como algumas pessoas disseram.”