foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Já há algum tempo que não víamos uma mudança tão significativa como o drama que se desenrolou para o antigo líder do Campeonato Jorge Martin (Prima Pramac Racing) na Alemanha, com o #89 a ver uma vantagem de 10 pontos antes do fim de semana tornar-se numa desvantagem de 10 pontos para o novo piloto no topo da tabela: o velho rival e atual Campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Mas nem tudo está perdido e a história está longe do seu desfecho, uma vez que voltamos à pista no gigante de Silverstone, com mais 37 pontos em jogo no Monster Energy British Grand Prix – e este é apenas o primeiro de um máximo de 407 ainda em jogo em 2024. A próxima edição deste grande jogo também terá lugar com cores vintage deslumbrantes no domingo, com todas as equipas da grelha da categoria rainha a usarem um esquema de cores único para celebrar o #MotoGP75.
Seja com as cores de 2024 no sábado ou com o estilo vintage no domingo, Martin será o primeiro a tentar responder – especialmente depois de ter perdido em Sachsenring, um local onde era provável que fosse o piloto a bater. Além disso, teve de lamber as feridas durante as férias de verão e esperar pelo seu direito de resposta. Silverstone, no papel, também poderia ser mais uma pista de Bagnaia – e como o #1 começa a ganhar algum ímpeto ameaçador – mas é por isso que os pilotos levam os campeonatos fim de semana a fim de semana. A Áustria já está a aparecer no horizonte.
Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), entretanto, está a começar a deixar a liderança na luta pelo título, mas ainda tem muita vantagem sobre os seus colegas pilotos da GP23. Ele ainda está “à espera” da primeira vitória com a máquina da Ducati, mas houve algumas em que esteve muito perto. Será Silverstone um local mais propício a ver esse ataque dar mais frutos? Estamos prestes a descobrir quando o #93 chegar à cidade.
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) está a aproximar-se dos três primeiros na luta pelo título, agora a 11 pontos de Marc Marquez, pelo que é preciso estar atento, e o próximo piloto na classificação é um que tem um registo poderoso em Silverstone: Maverick Viñales (Aprilia Racing). Ele pode muito bem ser um protagonista numa pista onde a RS-GP também tem brilhado ano após ano – mais recentemente em 2023, quando o companheiro de equipa Aleix Espargaro venceu. Espargaro é outro cujo registo – para além dessa vitória – tem feito história no local. Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) mostrou grande velocidade na época passada para quase subir ao pódio também, e Raul Fernandez, agora confirmado para permanecer com a Trackhouse por mais duas épocas, será um observador interessante quando se estrear com o RS-GP de 2024.
Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) continua a manter uma boa velocidade enquanto esperamos pela confirmação do seu futuro, com o italiano a ter dado notícias pouco antes do verão. O colega de equipa Marco Bezzecchi está à procura de uma nova corrida após o verão, depois de uma primeira passagem difícil por 2024, mas subiu ao pódio da corrida de Sprint da Tissot em Silverstone no ano passado. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) foi melhor do que isso, no entanto, conquistando a sua primeira vitória de sábado em grande estilo em 2023. Conseguirão eles reduzir a diferença para as GP24? E poderá Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) continuar a sua subida constante de volta à Q2 e mais além?
Entretanto, na KTM, também há boas recordações do pódio de 2023, e a marca austríaca gostaria de ter mais algumas esta época. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) liderou o pelotão nessa altura e vai querer fazer o mesmo esta época, procurando reafirmar a sua forma à frente do superstar rookies – e companheiro de equipa em 2025 – Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3). Acosta tem um pouco menos de experiência em Silverstone do que em muitas outras pistas… mas isso pode não fazer qualquer diferença, tal é o seu historial no Campeonato do Mundo. Atualmente, tem dois pontos de vantagem sobre Binder.
Do outro lado da garagem da Augusto Fernandez (Red Bull GASGAS Tech3) continua à procura de mais pontos, e Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) vai querer recuperar depois de uma época difícil e num local onde os fãs mostram sempre muito amor, à parte um incidente que envolveu o amigo e antigo companheiro de equipa, o herói da casa Cal Crutchlow.
Por falar nisso, o britânico não vai poder voltar ao palco para o seu wildcard como planeado anteriormente, ainda em recuperação de uma lesão. Em vez disso, a Yamaha vai colocar Remy Gardner no seu lugar, acabado de subir à moto pela primeira vez no GP da Alemanha como substituto de Alex Rins. Rins, por sua vez, deverá estar de volta à ação ao lado do Campeão do Mundo de 2021, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™). Com alguns sinais de bom progresso mostrados para a marca Iwata à medida que a temporada avança, e à medida que os testes privados continuam, será uma observação interessante daqui para frente – especialmente em um local onde eles brilharam muitas vezes no passado.
Na Honda, houve algumas notícias importantes antes do GP da Grã-Bretanha, na sequência de outras divulgadas pouco antes da pausa de verão. Aleix Espargaro juntou-se à equipa de testes a partir de 2025 e, na semana passada, os gigantes japoneses confirmaram o seu alinhamento para 2025, com Joan Mir a ser anunciado para a próxima época e para 2026. Luca Marini, entretanto, já está confirmado para o próximo ano. Isso coloca mais peças do quebra-cabeças no lugar, com Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) confirmado para outra temporada também. O trabalho de ambos para trazer a Honda de volta ao topo continua, juntamente com Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda LCR), e Silverstone vai vê-los a tentar conquistar mais e mais pontos semana após semana.
O Campeonato continua renhido como sempre à medida que nos aproximamos da segunda metade da época, embora com um novo nome no topo. Mas os 407 pontos que ainda estão em jogo falam por si… por isso, certifique-se de que está atento à próxima reviravolta na história, este fim de semana, quando Silverstone der as boas-vindas ao desporto mais emocionante do mundo, que regressa do verão – em estilo vintage!
Corridas MotoGP™
Sábado
Corrida de Sprint da Tissot: 15:00h (GMT)
Domingo
Grande Prémio: 13:00 (GMT)