- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Red Bull KTM Factory Racing usou a capacidade de visão de túnel em Motegi e revelou o seu braço de engenharia avançado e reativo para classificar as KTM RC16 em 2º e 4º graças às capacidades de Brad Binder e Jack Miller, respetivamente. O sul-africano foi o 5º mais rápido na qualificação e um indiscutível segundo classificado durante o décimo quarto Grande Prémio Sprint da temporada, que teve lugar em condições secas e quentes no Japão. Miller foi 3º durante a maior parte da corrida de 12 voltas e cruzou a linha em 4º.

Muitos olhos olharam para a box da Red Bull KTM quando as portas se abriram na sexta-feira. Tanto Brad Binder como Jack Miller estavam a utilizar versões actualizadas das suas motos de corrida protótipo RC16, completas com modificações de chassis utilizadas pelo piloto de testes Dani Pedrosa na sua corrida para a 4ª posição no recente Grande Prémio de San Marino. Binder ganhou imediatamente velocidade num traçado curto e com 14 curvas, onde tinha sido vice-campeão no ano anterior. Miller também foi rápido desde as primeiras saídas e ambos os pilotos conseguiram facilmente uma entrada direta para a Q2 durante a ensolarada sessão de sexta-feira de Treinos 2.

Binder estabeleceu a marca no final da P2 com uma dupla volta rápida que quebrou o recorde de voltas de oito anos. O feito deixou o #33 firmemente em 1º lugar e pronto para as sessões de sábado. Após a Q2, em condições semelhantes, Binder ficou a meio segundo da Pole Position, mas foi ultrapassado por um Miller quase perfeito, que chegou ao 3º lugar e ficou a 0,182 de segundo da P1.

O MotoGP Sprint foi disputado em 12 voltas durante a tarde. Miller e Binder chegaram a 2º e 3º durante as curvas iniciais. Binder passou o seu colega de equipa e seguiu Jorge Martin. Miller defendeu valentemente o último lugar do pódio até às últimas três voltas, mas ainda assim terminou num forte 4º lugar. A equipa Red Bull KTM está otimista quanto a mais troféus para o Grande Prémio de 24 voltas no Domingo.

Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing): “Tive um ótimo arranque e mergulhei na Curva 1, passando por alguns pilotos do lado de dentro. O meu plano era chegar à frente na reta da meta, mas o ritmo era incrível e não podia acreditar nos tempos por volta que estávamos a fazer. No entanto, foi uma boa corrida e estou contente por estar de volta ao pódio. Os meus rapazes fizeram um trabalho fantástico e a minha mota funcionou melhor do que em todo o ano, por isso vamos tentar novamente amanhã.”

Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) :”Soube-me bem. Foi bom lutar com estes rapazes. Tive um pequeno problema com o lado direito do pneu, especialmente o dianteiro, e estava a ter dificuldades em parar a moto, por isso estava a fazer o que podia para proteger a minha posição. Finalmente, tive um pequeno momento no fundo da colina e isso abriu-me a porta. De um modo geral, a moto está a funcionar muito bem e estou satisfeito com o desempenho. Se conseguirmos resolver algumas pequenas coisas e se a minha pilotagem melhorar um pouco, acho que podemos fazer um trabalho de topo amanhã.”

- Pub -

Deixe o seu comentário