foto: Kiril Janackov
A equipa Ducati Lenovo comemorou a vitória no Grande Prémio da Holanda com Marc Márquez, que conquistou a sua terceira vitória consecutiva num domingo de corrida – um feito que não alcançava há seis anos – e igualou o recorde de Giacomo Agostini em vitórias na categoria principal (68). Francesco Bagnaia voltou ao pódio em terceiro lugar.
Márquez teve uma boa partida da segunda fila e assumiu a liderança na sexta volta. Defendeu a liderança com confiança contra Bezzecchi e afastou-se na fase final. Bagnaia liderou a parte inicial da corrida durante cinco voltas, antes de recuar ligeiramente. Pecco reduziu então a diferença para a dupla da frente, mas não conseguiu aproximar-se o suficiente para lutar pela vitória.
No final do décimo Grande Prémio da temporada, Marc Márquez lidera o campeonato com 370 pontos, com uma vantagem de 68 pontos sobre Alex Márquez. Francesco Bagnaia está em terceiro, 126 pontos atrás do seu companheiro de equipa. A Ducati Lenovo Team continua no topo da classificação das equipas (488 pontos), enquanto a Ducati continua a liderar a classificação dos fabricantes (356 pontos).
Marc Márquez (#93 Ducati Lenovo Team)-P1: “Esperava a vitória, mesmo que, como ontem, não fosse o piloto mais rápido na pista. Consegui controlar a diferença nas primeiras etapas, depois controlei a corrida e estou muito feliz porque conquistamos mais 37 pontos. Obviamente, não estou totalmente satisfeito, pois meu principal rival, o meu irmão, sofreu uma queda e lesionou-se. Mas assim são as corridas. Quero agradecer à Ducati e à equipa, que trabalharam até tarde na sexta-feira depois de eu ter destruído a moto duas vezes.”
Francesco Bagnaia (#63 Ducati Lenovo Team)-P3: “Aqui, pela primeira vez, senti que tinha uma hipótese real de lutar pela vitória. Hoje, quando finalmente consegui me concentrar totalmente, já era um pouco tarde demais. Estava a fazer voltas muito rápidas, mas não consigo aproximar-me o suficiente do piloto da frente. Quando tento, acabo por correr demasiados riscos, o que normalmente me leva a sair da pista. É uma situação complicada que nos acompanha desde o início da temporada e que parece difícil de resolver – mas temos de continuar a trabalhar e dar um passo em frente.”
Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse): “Foi um fim de semana maravilhoso para a Ducati Lenovo Team. Marc fez a diferença aqui mais uma vez, enquanto Pecco mostrou a velocidade de que é capaz, estabelecendo a volta mais rápida da corrida. Foi um desempenho realmente forte da parte dele e uma grande demonstração do campeão que ele é.”