foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Aleix Espargaró, protagonista de um fim de semana emocionante no Circuito de Barcelona-Catalunha, terminou a sua última corrida com a Aprilia Racing num sólido quinto lugar. Depois de partir da segunda posição da grelha, o piloto de Granollers fez uma corrida intensa e acesa, com o quarto lugar a escapar-lhe apenas na penúltima volta. Após oito anos juntos, Aleix despede-se da Aprilia e termina a sua última época de MotoGP com 163 pontos e o décimo primeiro lugar na classificação geral. Foi um ano caracterizado por momentos memoráveis: uma vitória numa corrida de sprint em Barcelona, três pódios nas corridas de sprint do Qatar, Silverstone e Áustria, e duas pole positions na Catalunha e Silverstone.
ALEIX ESPARGARO (#41, Aprilia Racing)-P5: “Sinto-me extremamente privilegiado. A experiência deste fim de semana foi única. Estou profundamente grato à Aprilia, à minha equipa e à minha família. Dizer adeus após 20 anos de corridas de Grandes Prémios do Campeonato do Mundo desta forma é incrível. Foi o fim de semana dos meus sonhos. Foi extremamente competitivo e emocionalmente intenso para mim.”
Por outro lado, foi uma corrida complicada para Maverick Viñales, depois de um arranque difícil a partir do sétimo lugar da grelha, após o qual se viu na retaguarda. Apesar disso, Viñales terminou a corrida em décimo quinto lugar. Maverick termina a sua época de 2024 com 190 pontos e em sétimo lugar na geral. Esta época de 2024 foi repleta de momentos inesquecíveis: vitória no Grande Prémio dos Estados Unidos, vitórias em corridas de sprint nos Estados Unidos e em Portimão, pódio nas corridas de sprint de Le Mans e Assen e uma pole position em Austin.
Maverick Viñales (#12 Aprilia Racing)-P15: “Quero agradecer à Aprilia por todo o trabalho efectuado até agora. Humanamente falando, estou extremamente satisfeito com tudo o que me deram. Tentámos dar cem por cento esta época e penso que devemos estar orgulhosos dos marcos que alcançámos.”
Massimo Rivola (CEO Aprilia Racing): “Foi uma época emocionante, com muitos altos e baixos. Um capítulo importante está a chegar ao fim com o Maverick, que deu um contributo significativo para o crescimento da nossa moto. É o fim de uma era com Aleix, um piloto que representou um exemplo de coragem e perseverança para todos. Agora, olhamos para o futuro com entusiasmo, prontos para dar as boas-vindas ao Marco e ao Jorge e para assumir a responsabilidade de ter o Campeão do Mundo na nossa equipa.”