foto: Sports images/Christian Bourget
A Red Bull KTM Factory Racing obteve duas performances pontuáveis para fechar a temporada de MotoGP em grande estilo na vigésima e última ronda do ano no Circuito de Barcelona-Catalunha. Brad Binder correu com a KTM RC16 para um brilhante 6º lugar a partir da P18 da grelha e terminou entre os cinco primeiros para 2024. Jack Miller foi 13º e a KTM foi confirmada como o segundo melhor construtor. Entretanto, a KTM GP Academy selou a campanha com um melhor resultado de 4º por Jose Rueda Antonio em Moto3™ e com Celestino Vietti em 7º no campeonato de Moto2™ para a Red Bull KTM Ajo.
O Grande Prémio teve 24 voltas no domingo à tarde e tanto Binder como Miller puderam contar com a habitual capacidade de arranque do conjunto KTM RC16. A aderência e a tração foram questões que tiveram de ser geridas no notoriamente escorregadio asfalto catalão.
Binder terminou a primeira volta já dentro dos dez primeiros. Miller ganhou terreno para 15º. Brad lutou muito e ganhou mais posições à medida que aumentava o seu ritmo de corrida enquanto outros sofriam com a aderência. Alcançou o 6º lugar e ficou a apenas 7 segundos do vencedor. Jack também passou pelos limites e somou 3 pontos com o 13º lugar.
A Red Bull KTM encerrou o seu oitavo ano na categoria rainha com um troféu de pódio e um lugar entre os cinco primeiros no campeonato, bem como com o P2 na competição de Construtores. Os testes de 2025 começam na terça-feira com Pedro Acosta a integrar a equipa ao lado de Binder.
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing)-P6: “Fiquei contente com a corrida de hoje. Sabia que era muito importante manter o pneu até ao fim, por isso tentei não me entusiasmar demasiado no início. Fiquei bastante satisfeito; gostaria de ter estado um pouco mais à frente, mas partindo do 18º lugar é difícil pedir muito mais. Obrigado à minha equipa. Tem sido um desafio este ano, mas tentámos sempre tirar o melhor partido de todas as situações e terminar em 5º lugar no campeonato é fantástico.”
Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing)-P13: “Tive um bom arranque, instalei-me bem e os pneus mantiveram-se bons, mas não consegui forçar muito e fiquei preso atrás de alguns tipos. Acabámos por terminar a corrida e somar alguns pontos. Penso que tanto eu como a KTM queríamos mais, mas dei o meu melhor desde as primeiras voltas do teste até às últimas voltas de hoje. Vamos para o próximo capítulo.”
Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM Factory Racing): “Uma forma forte de terminar a época: 6º lugar na corrida e 5º no campeonato. O nosso objetivo inicial era diferente, mas temos de estar contentes. O Jack teve um bom ritmo de corrida hoje, mas começar do fundo da grelha significava que era difícil recuperar e ganhar mais. Gostaria de agradecer aos pilotos, aos técnicos e a todo o pessoal da equipa por esta época. Foi um desafio, mas fizemos alguns progressos e estamos a pensar na terça-feira para começar a próxima.”