- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A penúltima ronda de uma longa temporada de MotoGP e uma segunda fase implacável da campanha viu Brad Binder levar a sua KTM RC16 à 5ª posição no ar noturno do Qatar e num reluzente Circuito Internacional de Lusail. O sul-africano foi até ao limite para chegar a 3º e depois teve de cuidar do seu pneu dianteiro para chegar aos cinco primeiros. O segundo evento da tripla final também viu Jack Miller, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistar um honroso 9º lugar numa pista difícil para uma aderência e desempenho consistentes.

Brad Binder_Red Bull KTM_MotoGP_RC16_Lusail

O imenso sistema de iluminação, a infraestrutura remodelada e a apresentação, o rápido, fluido e desafiante traçado de 5,4 km e 16 curvas, o cenário do deserto e o espetáculo noturno: muito poucos eventos têm o aspeto, a sensação e o carácter do Grande Prémio do Qatar. A Red Bull KTM já tinha experimentado a aderência única, mas as elevadas exigências de abrasão do asfalto de Lusail no sábado, mas as 22 voltas do Grande Prémio completo no domingo eram outra tarefa.

Brad Binder e Jack Miller partiram do 10º e 15º lugares da grelha de partida e esperavam conseguir um ótimo desempenho ao longo das 22 voltas. Foi Binder que, sem surpresas, subiu mais alto nas primeiras trocas de posição, enquanto Miller se esforçava por recuperar lugares e chegar perto dos dez primeiros. Brad tentou chegar ao 3º lugar e depois tentou valentemente manter a posição quando a aderência do seu pneu dianteiro começou a desaparecer. Terminou a corrida em 5º e a menos de três segundos do terceiro degrau do pódio. Jack imprimiu um dos seus melhores ritmos do fim de semana para se aproximar dos pilotos e mudar para 9º.

Brad Binder_Red Bull KTM_MotoGP_RC16_Lusail

Quando a bandeira axadrezada tremulou e os fantásticos ecrãs LED começaram a piscar, os 11 pontos de Binder fizeram com que o seu 4º lugar para 2023 ficasse garantido, enquanto a posição de Miller, 11º no campeonato, ainda pode ser convertida em 9º. A Red Bull KTM Factory Racing deverá confirmar o 4º lugar na classificação por equipas, enquanto a KTM mantém o 2º lugar na competição de Construtores.

Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) P5: “Hoje foi realmente muito bom. Sair com um 5º lugar e lutar pelo pódio foi muito positivo. O meu pneu traseiro estava perfeito, mas o pneu da frente cedeu ao fim de cerca de doze voltas e, a partir daí, estava apenas a tentar sobreviver. Provavelmente uma das corridas mais difíceis que tive em termos de lidar com o limite. Só queria terminar num bom 5º lugar. A minha equipa fez um excelente trabalho para nos colocar nesta posição hoje, porque o fim de semana foi muito mais complicado do que prevíamos.”

Jack Miller_Red Bull KTM_MotoGP_RC16_Lusail

Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) P9 : “O meu ritmo era decente e finalmente consegui fazer algumas ultrapassagens para ficar à frente do grande grupo que tinha à minha frente. Senti-me melhor do que ontem. Um final semi-positivo para o que tinha sido um fim de semana difícil. Estou ansioso por Valência, uma das minhas pistas favoritas.”

Francesco Guidotti (Diretor de Equipa da Red Bull KTM): “Hoje fizemos uma corrida! O Brad estava no grupo da frente e manteve-se lá durante muitas voltas, até faltarem sete, apesar de as suas sensações na frente não serem as melhores. Não desistiu e terminou em 5º: uma boa posição tendo em conta a forma como o fim de semana tinha sido até agora. Não estamos muito contentes, mas estamos mais satisfeitos do que no sábado. O Jack fez uma corrida muito boa, apesar de ter ficado preso no tráfego na primeira curva.Recuperou muitas posições com bons tempos por volta. Ambos os pilotos foram capazes de competir e lutar. Vamos recolher o máximo de informação possível deste fim de semana e vamos para Valência.”

O Circuito de Ricardo Tormo encerra a temporada de 2023 onde a aventura da KTM no MotoGP começou com uma participação como wildcard em 2016, onde celebraram o seu primeiro pódio em 2018 e onde a Binder alcançou a posição de vice-campeã em 2022. Valência é mais uma vez o palco do último Grande Prémio do ano e do último final do campeonato do mundo.

- Pub -

Deixe o seu comentário