- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Bezzecchi está de parabéns, Bagnaia choca com Viñales, Marquez escorrega e há um herói da casa no pódio, num dia de Le Mans repleto de títulos.

Tire um minuto para recuperar o fôlego depois do que foi um incrível SHARK Grande Prémio de França! Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) ocupa um lugar especial na história como o vencedor da corrida no 1000º Grande Prémio FIM, depois de uma impressionante corrida para a glória perante um público recorde em Le Mans, e houve drama, drama, drama em todo o circuito.

Primeiro, Bezzecchi está agora a apenas um ponto do líder do Campeonato Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), depois de o italiano ter caído da corrida num confronto dramático com Maverick Viñales (Aprilia Racing)… com direito a gritos na gravilha, mas ambos os pilotos estão bem. Depois, Jorge Martin (Prima Pramac Racing) vs Marc Marquez (Repsol Honda Team) acenderam a luta pelo segundo lugar numa disputa dura mas justa, mas que acabou em desespero no final da corrida para o número 93, que acabou por cair. No entanto, para os fãs franceses, isso significou que Johann Zarco (Prima Pramac Racing) foi promovido a um glorioso pódio em casa, depois de um ritmo impressionante no domingo, dando ao público recorde de 278.805 pessoas ainda mais motivos para aplaudir.

A grelha formou-se perante o maior público que o MotoGP™ alguma vez viu e foi Marc Marquez quem disparou para a liderança, com Bagnaia a cair para a P5. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) colocou-se na P2 com Bezzecchi a colocar a sua VR46 Ducati na P3. Bagnaia rapidamente voltou a bater Martin, com os pilotos da Ducati a lutarem entre si na 1ª volta.

Eram Marquez, Miller, Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team), Bagnaia, e ainda Martin a cruzarem a linha de meta pela primeira vez, e tínhamos uma corrida em aberto no MotoGP™. Miller não se deixou intimidar pelo 8x campeão do Mundo de forma alguma, com o australiano a tentar forçar a passagem sobre Marquez, mas o espanhol não cedeu e ripostou de imediato ao verdadeiro estilo de Marquez.

Miller chegou à frente na chicane Dunlop, entretanto, o actual Campeão do Mundo estava em alta, uma vez que Bagnaia já tinha subido de novo à posição de pódio a 25 voltas do fim.

As voltas foram passando à medida que se formava uma batalha de sete motos pela vitória, com Viñales a abrir caminho para o 3º lugar, com a Aprilia a andar a sério. Mas depois veio o drama: o espanhol bateu em Bagnaia quando os dois pilotos disputavam o mesmo lugar no asfalto, e ambos caíram na gravilha. Os pilotos estão bem e levantam-se… e depois trocam-se alguns gritos.

eia volta depois, houve mais drama na gravilha de Le Mans com Marini a sofrer uma grande queda à saída da chicane Dunlop, cortando a curva. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) foi apanhado na queda do italiano enquanto o pelotão atrás evitava o incidente, os pilotos voltaram a ficar bem, mas houve mais um momento de grande adrenalina a agitar a corrida.

Quando o caos diminuiu, tínhamos uma corrida em andamento. Formou-se uma batalha de quatro pilotos pela vitória, com Miller a ter como companhia Marquez, Bezzecchi e Martin, antes de Bezzecchi abrir caminho sobre Marc Marquez e fazer o espanhol cair de 2º para 4º. O número 93 foi empurrado , mas não houve danos, com ambos a reagruparem-se e Bezzecchi a ser obrigado a perder uma posição devido à manobra: uma penalização que ele esperava, e uma penalização que ele também cumpriu sabiamente ao escolher o momento para deixar Martin passar. E depois recuperou a posição, com Marquez a fazer o mesmo.

Bezzecchi tinha agora o caminho aberto para fazer grandes avanços na luta pelo título, com Bagnaia na box, o piloto da VR46 assumiu a liderança de Miller quando entraram na chicane Dunlop mais uma vez. Marquez seguiu-o rapidamente, meia volta depois, com Bezzecchi já a ganhar meio segundo na frente.

A 15 voltas do fim, Bezzecchi tinha 1,2s no bolso para Marquez, que estava a 0,5s de Martin, que tinha encontrado o caminho para Miller. O australiano estava a começar a cair nas garras de Zarco e Augusto Fernandez (GASGAS Factory Racing Tech3). Não demorou muito para que Zarco conseguisse passar também, com o francês a subir para P4 e Fernandez a segui-lo, deixando Miller em sexto.

A seis voltas do fim, Martin pensou que era altura de atacar Marc Marquez. O espanhol tentou passar o 8x campeão do Mundo, mas o homem da Repsol Honda não cedeu facilmente e atacou o piloto da Prima Pramac Racing em todas as oportunidades. Isso permitiu que Zarco se aproximasse cada vez mais… e o público apercebeu-se disso.

Martin finalmente conseguiu passar a uma volta e meia do fim, e desta vez o drama foi para o número 93. Tentando aguentar-se, o piloto da Repsol Honda que regressou à pista dobrou a frente e terminou o seu Grande Prémio de França na gravilha, mas depois de um regresso aos lugares cimeiros da tabela de tempos.

Isso significava uma coisa para uma coroa facciosa: Zarco estava no pódio. As bancadas explodiram à volta do circuito francês quando Bezzecchi cruzou a linha para a sua primeira vitória em tempo seco, Martin assegurou que é o melhor marcador em Le Mans este ano, e depois o herói da casa alcançou a bandeira. O público fez uma recepção impressionante.

O quarto lugar também foi motivo de orgulho para Fernandez, da Tech3, que obteve um resultado impressionante após um fim-de-semana impressionante. O piloto da GASGAS, que foi primeiro na Q2, teve velocidade durante todo o fim-de-semana e fez com que a mesma fosse recompensada na perfeição no domingo após a sua recuperação.

Aleix Espargaro (Aprilia Racing) fechou a lista dos cinco primeiros, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) a recuperar da queda na primeira volta e a lutar para voltar ao pelotão, a sofrer uma longa penalização por um atalho e a conseguir chegar a sexto.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP ™) teve um Grande Prémio em casa mais difícil, mas conquistou um punhado de pontos no domingo, com o Campeão do Mundo de 2021 a terminar o seu fim-de-semana em Le Mans com um P7, com Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP ™), Takaaki Nakagami (IDEMITSU Honda Team Asia) e Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP ™) em 8º, 9º e 10º – à frente de Danilo Petrucci (Ducati Lenovo Team) no seu regresso ao MotoGP™, substituindo o lesionado Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team).

O líder da corrida, Miller, caiu a três voltas do fim, depois de o australiano ter vindo a descer na corrida com a sua máquina KTM, tornando este fim-de-semana num fim-de-semana para esquecer em termos de resultados, mas um fim-de-semana para recordar pela velocidade. Conseguirá recuperar em Mugello?

Com o cenário do campeonato em constante mudança, não se pode prever o que o próximo capítulo nos reserva quando o paddock se mudar para o Gran Premio d’Italia Oakley de 9 a 11 de Junho.

Resultados Corrida MotoGP™

- Pub -

Deixe o seu comentário