- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Falta um mês para o início do Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™ de 2024 no Autódromo Internacional do Algarve, em março, e o mesmo local acolheu o teste de pré-temporada de três dias para o Campeonato elétrico. As diferenças parecem estar mais próximas do que nunca e alguns nomes conhecidos chegaram ao topo nos testes, o que faz prever outra época de competição renhida neste caminho paralelo de inovação sustentável.

O vencedor da competição de 2023, Hector Garzo (Dynavolt Intact GP MotoE™), lidera a tabela de tempos geral com 1:46,916 no segundo dia, à frente de Nicolas Spinelli (Tech3 E-Racing) e do vencedor da Taça de 2019, Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE™), que também fizeram os seus melhores esforços na quinta-feira. O atual Campeão do Mundo Mattia Casadei, agora com a LCR E-Team, conquistou alguns direitos de se gabar ao vencer a simulação de corrida de sete voltas no Dia 3, terminando à frente do agora companheiro de equipa Eric Granado e de Kevin Manfredi, da Ongetta SIC58 Squadra Corse. Garzo e Spinelli ficaram fora da corrida, este último depois de liderar durante grande parte da corrida, devido a alguns obstáculos que afectaram vários concorrentes.

Mas voltemos ao início. No primeiro dia, o pelotão concentrou-se em familiarizar-se com as máquinas e com a pista – ou com ambas, no caso de alguns concorrentes que regressavam ou eram rookies – enquanto Portimão se prepara para a estreia no calendário elétrico desta temporada. A quarta-feira foi também a única sessão totalmente seca, o que deixa alguns dos pilotos com vontade de deixar mais impressões quando as últimas sessões de testes tiverem lugar na quinta-feira, antes do GP de Portugal de abertura da época. O Dia 2 foi o melhor na tabela de tempos, apesar de alguma humidade na pista, e o Dia 3 viu a simulação de corrida começar com chuva antes de o sol aparecer.

Assim, a completar o top quatro da geral, atrás das melhores voltas de Garzo, Spinelli e Ferrari no segundo dia, surge a marca de 1:47.231 de Casadei no terceiro dia, à frente de uma impressionante estreia a tempo inteiro de Oscar Gutierrez (Axxis-MSI) na P5 da geral, a apenas milésimos do atual Campeão.

Alessandro Zaccone (Tech3 E-Racing) vem a seguir, à frente de Granado, com Kevin Zannoni (Openbank Aspar Team), o regressado Lukas Tulovic (Dynavolt Intact GP MotoE™) e Miquel Pons (Axxis-MSI) a completarem a lista dos dez primeiros. O bicampeão da Taça Jordi Torres (Openbank Aspar Team) está ausente desta lista, mas ficou apenas a centésimos de Pons, já que os dez primeiros estão separados por pouco mais de meio segundo.

Ele será um dos que procurará mais na próxima vez, no último teste de quinta-feira antes do início do primeiro fim de semana de corridas, mas os tempos já estão apertados e há 16 corridas pela frente, valendo 25 pontos cada. Junte-se a nós para a abertura da época no Grande Prémio Tissot de Portugal e comece mais uma época incrível de competição!

Resultados combinados dos 3 dias                 Resultados simulação corrida

- Pub -

Deixe o seu comentário