O piloto da Yamaha do WorldSBK, o holandês Michael van der Mark, irá fazer a sua estreia no MotorLand Aragon, correrá aos comandos da YZR-M1 de Valentino Rossi, até que il Doctore se encontre em condições de regressar à competição, o que não deve acontecer antes do mês de outubro aquando do Grand Prix do Japão em Motegi.
O vencedor de 2017 da corrida mais importante para os japoneses, as 8 Horas de Suzuka, foi assim premiado e terá nesta sua estreia no MotoGP o apoio da equipa que acompanha o 9x Campeão do Mundo e agora lesionado Valentino Rossi.
Michael van der Mark: “Estou entusiasmado por ter a oportunidade de pilotar a YZR-M1 em Aragón. Nunca me sentei numa moto de MotoGP antes, será uma experiência completamente nova para mim. Tenho muita curiosidade em ver o que é sentir e pilotar uma máquina deste tipo. Percebo que não vai ser fácil ir direto para uma sessão de treino oficial sem qualquer teste anterior. No entanto, estou muito grato à Yamaha pela oportunidade. Tenho certeza que será uma ótima experiência de aprendizagem ”
Lin Jarvis, Managing Director – Yamaha Motor Racing: “Depois do acidente de Valentino na quinta-feira, 31 de agosto, a Yamaha decidiu não o substituir no San Marino Grand Prix, mas para o próximo Grand Prix de Aragón, a equipa é obrigada a entrar com dois pilotos. Sendo praticamente impossível para Valentino estar apto a correr em Aragón, a Yamaha decidiu procurar uma substituição capaz dentro de seu próprio grupo de pilotos contratados. Optou em 2011 por Katsuyuki Nakasuga para ocupar o lugar de Jorge Lorenzo e por Alex Lowes para substituir Bradley Smith em 2016, decidimos que Michael van der Mark também deveria ter a sua oportunidade desta vez. Nunca é fácil substituir outro piloto e ainda mais difícil é substituir Valentino Rossi, mas acreditamos que o Michael tem capacidade e experiência para fazer um bom trabalho. Vamos dar-lhe o nosso melhor apoio e desejar-lhe todos os êxitos para esta emocionante oportunidade. Também esperamos que Valentino continue a sua recuperação e que esta seja rápida para podermos vê-lo de novo, com a sua YZR-M1, o mais cedo possível.