Entre os dias 5 e 21 de Setembro irá realizar-se nos Jardins do Palácio de Cristal a primeira feira do livro, cuja organização será da responsabilidade exclusiva da câmara municipal da cidade.

Depois das ameaças e da incerteza sobre a feira do livro do Porto 2014, o município colocou mãos a obra e decidiu ser o responsável pela organização de mais uma edição deste evento.

A organização resolveu manter a venda de livros com desconto mas o foco central desta edição será a implementação de uma programação cultural que estará na base da mudança de conceito relativo ao certame. O município pretende ir além do conceito já conhecido de feira do livro e desenvolver o conceito de “festival literário”.

Por este motivo o local para a realização do evento foi alterado, tendo o jardim do Palácio de Cristal a vantagem de estar junto a Biblioteca Almeida Garrett que será um dos grandes palco desta feira. Pelo auditório da biblioteca irão passar, um ciclo de cinema em homenagem ao livro e a literatura, um festival de spoken words e ainda duas edições das Quintas de Leitura. Por sua vez, na galeria Municipal, que se situa no mesmo edifício, estará patente uma exposição sobre ilustração. Para além das iniciativas já referidas, a programação apresentará igualmente a presença de autores, animação com dança e música, conferências, assim como uma exposição sobre o escritor e cineastra Pier Pasolini.

De entre os convidados que animaram este evento, através de debates, destacam-se Manuel Alegre, Gonçalo M. Tavares, Mário Cláudio, Richard Zenith, vencedor do Prémio Pessoa 2012,José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Rita Ferro, Francisco José Viegas, Helena Vasconcelos, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadilhe e Valter Hugo Mãe.

Uma outra novidade apresentada este ano diz respeito aos livros escolares, dada a coincidência de datas entre o evento e o regresso às aulas, será instalado um balção de troca de livros usados pelos estudantes no recinto.

Os amantes da leitura poderão visitar a feira de segunda a sexta-feira a partir das 16h, sendo que ao fim-de-semana o horário de abertura é às 12h. O encerramento acontecerá às 22h, de domingo a quinta-feira, e às 23h às sextas-feiras e ao sábado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui