A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai estabelecer um acordo de cooperação com a Ilha do Príncipe, de São Tomé e Príncipe, na área de formação no setor das pescas, modernização administrativa e desenvolvimento económico.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Aires Pereira, que lembrou a ligação histórica de Portugal com aquele país africano, recentemente considerado Reserva Mundial da Biodiversidade da UNESCO.

“É a primeira vez que temos um acordo de cooperação em África, e, sendo um país de expressão portuguesa, achámos que faria todo sentido podemos partilhar alguma da nossa experiência, nomeadamente no setor das pescas”, começou por explicar Aires Pereira, presidente da Câmara poveira.

O contributo do município nortenho incidirá, essencialmente, no capítulo da formação, envolvendo vários agentes locais, que vão transmitir conhecimentos com a maior abrangência possível, às autoridades e empresas da Ilha do Príncipe.

“Existe um dever da parte de Portugal de cooperar com as antigas províncias ultramarinas e acreditamos que podemos dar um contributo muito positivo para o desenvolvimento da ilha no âmbito económico e administrativo”, vincou Aires Pereira

O autarca lembrou que a experiência da Póvoa de Varzim, nomeadamente no setor das pescas, pode “dar um contributo para o desenvolvimento da ilha”, esperando que o trabalho no terreno possa avançar em breve.

“Foi-nos pedida a colaboração num projeto de desenvolvimento do setor das pescas, onde temos uma tradição secular, e sendo um país que está a procurar as melhores parcerias para o seu crescimentos acho que não podíamos ficar de fora, porque é também uma oportunidade para trocarmos experiências e estabelecermos parcerias comerciais”, completou o autarca.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.