O Porto foi a cidade escolhida pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa, para terminar com as comemorações da tomada de posse. Recebido pela manhã por Rui Moreira, Marcelo passou parte da tarde em visita ao Cerco do Porto.

Na cidade Invicta e junto a Câmara Municipal, o Presidente da República foi recebido pelo autarca Rui Moreia, à sua esperava estava a guarda de honra para uma parada militar e meio milhar de pessoas que o recebeu entoando o seu nome “Marcelo, Marcelo”.

Marcelo não resistiu ao carinho e quebrou, uma vez mais, o protocolo ao aproximar-se da multidão que o esperava, trazendo alguma dificuldade ao seu corpo de segurança.

No  Porto“ é impossível não acreditar em Portugal”

Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se ser um Presidente do povo
Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se ser o verdadeiro Presidente do povo

Aparentemente bem-disposto, já dentro do edifício da Câmara, escutou Rui Moreira que o sensibilizou para a descentralização do poder, ao afirmar que é desejável “um Portugal menos centralista”, mostrando ainda preocupação com o facto de o país evidenciar desigualdades: “está mais assimétrico e, desgraçadamente, mais desigual”, acrescentando que o país “são todos os portugueses, mas são ainda muito diferentes as condições em que vivem e aquilo a que podem aceder”.

O discurso do Presidente ficou marcado pela frase no  Porto “é impossível não acreditar em Portugal”, relembrando grandes nomes da cidade que se destacaram em diversas áreas de ação.

Marcelo foi recebido ao som do Hip-Hop no Cerco

Já num outro local da cidade, mais precisamente no Cerco do Porto, o novo Presidente da República foi recebido por centenas de pessoas, entre aplausos e ao som de hip-hop, os versos entoados refletiam as dificuldades e desejos das pessoas que lá moram.

Marcelo não se deixou ficar, para surpresa de todos e antes de deixar o bairro, despediu-se dos seus habitantes, cantando alguns versos no mesmo estilo musical em que foi recebido, um modo de homenagear os que lá vivem – “Amigos, Amigos/ Eu vi o bairro e gostei/ Aqui no bairro do Cerco/ Nunca me perco”.

Um dia de emoções na cidade do porto, uma visita repleta de simbolismo neste que foi o terceiro dia após a tomada de posse.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.