Chegou este sábado ao aeroporto de Lisboa o primeiro grupo de refugiados, estes foram recebidos por um representante do Estado Português e entidades de solidariedade num ritual de boas vindas.

O grupo de 22 pessoas que chegou sábado ao nosso país, corresponde a um conjunto de 5 famílias, sendo composto por 13 adultos, 2 bebés e 7 crianças. São naturais de Eritreia e do Sudão e serão posteriormente instalados em Penela, Sintra e Lisboa.

Este grupo era inicialmente composto de 44 pessoas que tinham como percurso Egipto – Munique- Lisboa, no entanto metade delas terão ficado no país de partida devido à greve de pessoal de cabine da Lufthansa, não se sabendo ainda quando chegarão à nossa capital.

Após a sua chegada, o grupo de refugiados foi encaminhado para um auditório existente no aeroporto, onde os esperava a ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais, e representantes das três entidades parceiras no programa de receção de refugiados, o Conselho Português para os Refugiados, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo.

Este grupo não será contabilizado nas 4500 pessoas, número acordado entre Portugal e a União Europeia como total a ser recebido no país no âmbito da crise de refugiados, mas sim de um número definido anualmente pelo governo que este ano se situa nos 44 cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui