- Pub -

Chegou este sábado ao aeroporto de Lisboa o primeiro grupo de refugiados, estes foram recebidos por um representante do Estado Português e entidades de solidariedade num ritual de boas vindas.

O grupo de 22 pessoas que chegou sábado ao nosso país, corresponde a um conjunto de 5 famílias, sendo composto por 13 adultos, 2 bebés e 7 crianças. São naturais de Eritreia e do Sudão e serão posteriormente instalados em Penela, Sintra e Lisboa.

Este grupo era inicialmente composto de 44 pessoas que tinham como percurso Egipto – Munique- Lisboa, no entanto metade delas terão ficado no país de partida devido à greve de pessoal de cabine da Lufthansa, não se sabendo ainda quando chegarão à nossa capital.

Após a sua chegada, o grupo de refugiados foi encaminhado para um auditório existente no aeroporto, onde os esperava a ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais, e representantes das três entidades parceiras no programa de receção de refugiados, o Conselho Português para os Refugiados, o Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo.

Este grupo não será contabilizado nas 4500 pessoas, número acordado entre Portugal e a União Europeia como total a ser recebido no país no âmbito da crise de refugiados, mas sim de um número definido anualmente pelo governo que este ano se situa nos 44 cidadãos.

- Pub -

Deixe o seu comentário