O Rali Dakar Argentina-Bolivia-Chile, de 2014, completou a sua primeira semana de competição e  veio provar se ainda restassem dúvidas de que se trata da mais  dura prova do mundo de Todo  o  Terreno.

Esta primeira semana deixou as suas marcas e os resultados alcançados pelos pilotos portugueses nas últimas edições são verdadeiros feitos históricos, como por exemplo os terceiros lugares obtidos por Ruben Faria e Hélder Rodrigues nas motos e por Carlos Sousa nos automóveis. Sem dúvida por estes motivos, os pilotos portugueses são escolhidos para pilotar em equipas de fabrica oficiais Ruben Faria #8 (KTM) Hélder Rodrigues #7 e Paulo Gonçalves #10 (Honda) ou semi-oficiais, casos de Mário Patrão ( Suzuki) , Pedro Oliveira #44(SpeedBrain), Victor Oliveira #49  e Pedro Bianchi Prata #  53 ( Husqvarna), de entre os 196  pilotos nas motas inscritos para esta edição do Dakar de 2014.

Não podemos deixar de salientar na quinta etapa,  a morte do piloto belga  Eric Palante,  de 50 anos nas motos,  piloto experiente  já com 12 participações no Dakar , encontrado sem vida ao km 143.  Além deste motard, também dois jornalistas faleceram nesta etapa vítimas de um acidente de viação.

Este ano também não está a correr de feição para os representantes lusos, pois para além de Hélder Rodrigues não se ter apresentado bem fisicamente nos primeiros dias, as desistências de Ruben Faria por queda teve de ser transportado de helicóptero para o hospital de campanha do rali, mas felizmente foi apenas um susto sem consequências e já se encontra em Portugal, e de Paulo Gonçalves devido à sua Honda ter pegado fogo em plena especial. De salientar ainda Carlos Sousa nos automóveis que depois de ter vencido brilhantemente a primeira etapa nos automóveis com um Haval viu o turbo partir na 3ª etapa sendo forçado a desistir.

São estas peripécias que fazem do Dakar uma prova única, não esqueçamos que no ano passado Marc Coma (KTM) nas motas e Nani Roma (Mini) nos automóveis desistiram logo nas primeiras etapas e este ano ao fim da 1ª metade da prova lideram as classificações.

Veja aqui os Resumos das etapas

As transmissões do Dakar passam diariamente às 22h no Eurosport um resumo das etapas e cerca das 22,30h na RTP2.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.