Os tablets com ecrãs de 7 polegadas têm vindo a conquistar cada vez mais adeptos, uma vez que são os modelos que apresentam a melhor portabilidade e preço mais acessível.

Para confirmar esta teoria, recebemos o Galaxy Tab 4 7.0 da Samsung, que, como o nome indica, vem equipado com um ecrã de 7 polegadas. Este ecrã LCD é capaz de reproduzir imagens a 1280×800 píxeis (densidade de 216 pontos por polegada), o que é na nossa opinião a resolução ideal para um ecrã desta dimensão, mas não utiliza a tecnologia IPS nem AMOLED da Samsung, o que faz com que as cores apresentem baixos níveis de saturação.

Quanto ao corpo, este utiliza as linhas típicas de smartphones da Samsung, com a moldura em plástico cromado em redor do ecrã e o resto do corpo em plástico, com uma textura a imitar pele (como no Galaxy Note 3). Embora o plástico seja predominante, a rigidez do equipamento foi exemplar, mesmo quando forçámos o chassis.

Internamente este Galaxy Tab 4 7.0 conta com a presença de um processador quad-core Marvell PXA1088, de 1,2 GHz, acompanhado por 1,5 GB de memória RAM.

© Fornecido por PC Guia Samsung

Em teoria, esta configuração deveria ser mais do que suficiente para qualquer tipo de utilização quotidiana, mas na realidade existem ocasiões em que se nota um ligeiro atraso ou arrastamento no desempenho de algumas funções, como a mudança entre aplicações abertas. Esta situação é mais notória à medida que o número de aplicações abertas aumenta, dando assim a entender tratar-se de um problema de gestão de memória.

Os resultados obtidos pelo Antutu Benchmark, 13798 pontos, reforçam a nossa teoria de que este tablet deveria ter um desempenho superior. De resto temos um total de 8 GB de espaço para armazenamento (em que metade está ocupado pelo sistema) que pode ser ampliado graças ao leitor de cartões MicroSD existente.

Por fim temos dois sensores de imagem, um frontal de 1,3 megapíxeis para as videochamadas (ou selfies), e um traseiro de três megapixéis, que embora tenha uma resolução baixa, consegue surpreender com imagens com bastante detalhe, caso as condições luminosas sejam boas.

O preço parece-nos demasiado elevado se tivermos em conta as inúmeras alternativas que se apresentam com um valor mais acessível e com um melhor desempenho.

In PC Guia / Por Gustavo Dias
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.