O Inglês, Chaz Davies amigo intimo do saudoso Casey Stoner, esteve em grande neste domingo ao conquistar duas vitórias nas duas corridas disputadas no circuito Motorland Aragon em Espanha. O último piloto britânico a alcançar este feito foi Cal Crutchlow em Silverstone 2010. O piloto da BMW Motorrad GoldBet, torna-se, depois desta sua grande performance, num sério candidato ao título máximo de SBK. Também no padock existiram motivos de interesse com dinoussaros amestrados para animar a festa ,,, T-Rex - Aragon

Corrida 1 – Motorland Aragon

Nem tudo correu bem para os pilotos que lideravam a corrida, com Laverty da Aprilia oficial a desistir com problemas na válvula de escape, tendo o seu lugar de comandante da corrida sido ocupado por Sykes com a Kawasaki oficial que poucas voltas depois também desistiu quando comandava a corrida por problemas de eletrónica,  e finalmente quando ocupava a 3 posição, a semi-oficial Aprilia de Fabrizio, que fez uma corrida espectacular recuperando da parte de trás do pelotão  ficou sem gasolina nas últimas voltas,… a BMW agradeceu e colocou 2 pilotos no pódio pela 2ª vez, a primeira foi em Donington 2012.

Bmws AragonA corrida começou marcada pelo ritmo forte estabelecido por Laverty, que partiu a corrida, levando atrás dele Sykes, Davies e Guintoli.. O ritmo da Irlanda do Norte fez sair e tirar proveito de algumas voltas, mas o primeiro golpe de teatro aconteceu com o problema técnico da Aprilia, e Tom  Sykes, vencedor da pole position na véspera, recebeu a liderança da prova de bandeja, e aproveitou para se distanciar do grupo.m tudo correu bem para os pilotos que lideravam a corrida, com Laverty da Aprilia oficial a desistir com problemas na válvula de escape, tendo o seu lugar de comandante da corrida sido ocupado por Sykes com a Kawasaki oficial que poucas voltas depois também desistiu quando comandava a corrida por problemas de eletrónica,  e finalmente quando ocupava a 3 posição, a semi-oficial Aprilia de Fabrizio, que fez uma corrida espectacular recuperando da parte de trás do pelotão  ficou sem gasolina nas últimas voltas,… a BMW agradeceu e colocou 2 pilotos no pódio pela 2ª vez, a primeira foi em Donington 2012.

Mas a alegria durou pouco mais de uma volta, o tempo que levou a Kawasaki oficial. A entregar a alma ao criador, talvez estas marcas tenham exagerado nas afinações nesta pista, onde os pilotos rodavam regularmente a 325 km/h. Com estes incidentes, a liderança foi deixada para Chaz Davies, a apenas cinco voltas do final, com Guintoli a ocupar um confortável segundo lugar

Classificação 1ºCorrida

1 C. DAVIES GBR BMW Motorrad GoldBet SBK BMW S1000 RR

2 S. GUINTOLI FRA Aprilia Racing Team Aprilia RSV4 Factory

3 M. MELANDRI ITA BMW Motorrad GoldBet SBK BMW S1000 RR

4 J. REA GBR Pata Honda World Superbike Honda CBR1000RR

5 L. BAZ FRA Kawasaki Racing Team Kawasaki ZX-10R

 

Corrida 2 – Motorland Aragon

A corrida começou atrasada devido a um problema com a Suzuki de Jules Cluzel, forçando a abortar saída e encurtar a corrida a sua duração.

Dada a partida e logo na 1 º curva Laverty, que convém lembrar, chegou a Motorland como líder do campeonato, e talvez o principal favorito ao titulo caiu,…  e , se juntarmos o ocorrido na 1ª corrida, marcou um duplo 0 ponto em Aragon.
A partir dai, Sykes puxou pelo grupo, donde se destacavam, Giugliano e Melandri, mas uma saída de pista, fez o piloto da Kawasaki perder a liderança para Chaz Davies, que não mais a perderia até a bandeira de xadrez, num passeio sozinho a um ritmo infernal.

Depois de Chaz, Guintoli também se destacou de seus perseguidores, ocupando o 2º posto, e deixando todo o interesse para o duelo Sykes-Giugliano para o terceiro lugar do pódio, que acabou a favor do Inglês na sua Kawasaki oficial. Contra a semi-Oficial Aprilia do Françês.

Classificação 2º Corrida

1 C. DAVIES GBR BMW Motorrad GoldBet SBK BMW S1000 RR

2 S. GUINTOLI FRA Aprilia Racing Team Aprilia RSV4 Factory

3 T. SYKES GBR Kawasaki Racing Team Kawasaki ZX-10R

4 D. GIUGLIANO ITA Althea Racing Aprilia RSV4 Factory

5 M. MELANDRI ITA BMW Motorrad GoldBet SBK BMW S1000 RR

chaz _1 AragonChaz Davies: .”Para mim, é um dia incrível, não consigo explicar o quanto estou feliz. num fim de semana em que obtive a minha primeira vitória com a BMW e depois a dupla,…  esperava conseguir alguma coisa assim este ano, mas não tão cedo.  Quero agradecer à BMW e a todos os que me apoiaram. Sabia quando chegamos aqui que estávamos fortes, a BMW fez um trabalho fantástico este mês em que não tivemos corridas depois da Austrália. Além disso, agora sinto-me  muito confortável com RR.

Na primeira corrida, sem dúvida, o abandono fez Tom Sykes e Eugene Laverty tornaram as coisas mais fáceis. . Na segunda corrida, pode parecer que tinha uma boa  vantagem, mas para ser honesto, tive de apertar muito. Uma das coisas mais impressionantes é o fato de termos feito uma série de testes em Jerez, e aqui em Aragão não, precisamente onde quase toda a gente tem feito. Assim, esta vitória, é bastante impressionante e dá crédito ao trabalho feito pela BMW.  Agora vamos continuar concentrados, trabalhando duro e à espera de Assen, outro circuito que também gosto. ”

guintoliSylvain Guintoli – Na primeira corrida estava um pouco preocupado, confessou o sorridente,  porque estive sempre durante todo o  fim de semana. Aragon é, talvez, a minha pista mais temida, mas  dois segundos lugares são um resultado muito bom. Devo agradecer a equipa Aprilia, aos engenheiros e ao  meu chefe de equipa, Aligi Deganello, porque graças fui  capaz de andar muito bem na 2º  Corrida.  As mudanças que fizemos na RSV4 funcionaram  Chaz esteve hoje impossível de bater. Vou  para Assen com muita confiança. Os resultados de hoje são uma maneira perfeita de anunciar a chegada do meu quarto filho.

 

Carlos Checa: “Sabíamos que este circuito seria complicado para nós e precisamos de mais tempo para saber o potencial desta moto completamente nova. Falta-nos potência e nível de chassis também éramos mais lentos em algumas seções. Sinceramente acredito que eu, não poderia fazer mais. Temos que trabalhar mais a moto e amanhã vamos já para o circuito de Jerez. Logicamente queria fazer muito melhor  no meu circuito em casa,  é duro não  estar à frente.checa  Aragon

Tiramos muitas conclusões, e algumas pequenas melhorias nesta segunda corrida, apesar de  tudo o resultado foi melhor do que na Austrália. O próximo circuito em Assen não é será tão complicado como aqui, porque o motor não é tão determinante, e ao nível do  chassi a pista tem mais curvas encadeadas, mais parecido com o da Phillip Island  Acho que vamos fazer melhor do que aqui. Sobre o tempo que precisamos para ser competitivos é uma questão muito complicada de responder… é  como saber quando a crise vai acabar … espero que o mínimo possível. e eu confio as chances de minha equipa. ”

“Na primeira corrida a moto tinha no final algum “ chatettering” e, na segunda, mudamos o set-up,  foi mais constante e comportou-se melhor. Na segunda corrida lutei com o Haslam e outros pilotos que me impediram de aumentar o ritmo. Era impossivel passá-los na parte mista da pista e na reta fugiam …  a um nível físico estou bem,  o meu fisioterapeuta tem feito um bom trabalho.

Classificação Geral :

1 ºGUINTOLI) 85pontos ; 2º DAVIES 63pontos ; 3º LAVERTY 45pontos ; 4º MELANDRI 43 pontos ; 5º FABRIZIO 42 pontos ; 6º SYKES 38 pontos ; 7º CLUZEL 33pontos ; 8º BAZ 31pontos ; 9º REA 30pontos ; 10º HASLAM 29pontos

Fonte :SBK

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **15/04/2013** mandrade@ipressglobal.com

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.