O supercomputador mais rápido do mundo existe na China. O Tianhe 2 foi desenvolvido na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, e conta com 16 mil nodes, compostos por 2 Intel Xeon Ivy Bridge e 3 Xeon Phi cada, o que soma 3.120 milhões de núcleos de processamento.

O Tianhe 2 atinge 33,86 petaflop/s, o equivalente a 33 milhões de cálculos efetuados num único segundo. É o dobro do que o Titan, em que se encontra no segundo lugar da lista de supercomputadores.

F8F6B456DF2B34762CC7051231D9A_h286_w430_m2_q80_cEcofHGdT

O surgimento do computador era algo inesperado, uma vez que se esperava que a máquina só fosse concluída em 2015. O impressionante número de 33 petaflop/s pode até ser superado pelo Tinhae 2 que, em teoria, poderia chegar a 54,9 petaflop/s.

Além dos milhares de processadores da Intel, o Tinhae 2 guarda em seu interior 4,096 processadores Galaxy FT 1500. Esses CPUs são desenvolvidos pelos chineses e foram instaladas na máquina para gerenciar operações que envolvam simulações climáticas extremamente complexas e aplicações referentes a pesquisas relacionadas com a defesa nacional. Esses processadores não são inclusos nos números gerais de performance do supercomputador.

O Tinhae 2 roda o Kylin, um sistema operacional baseado no Linux completamente adaptado às impressionantes capacidades do computador. O Tinhae 2 será utilizado pelo Centro Nacional de Supercomputadores, em Guangzhou. A máquina será destinada a atividades educacionais e a simulações relacionadas à pesquisas científicas e tecnológicas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui