No passado dia 16 de Julho, pela primeira vez em 31 anos de International Wine Challenge, um vinho branco de mesa português foi agraciado com uma das distinções máxima – a IWC Champion White Wine 2014.

É já conhecida a qualidade dos vinhos portugueses no Mundo, no entanto, esta é a primeira vez que num dos maiores concursos de vinhos do mundo, um vinho português é distinguido com um prémio. Ao longo de três décadas de International Wine Challenge, vários vinhos portugueses estiveram a concurso, sendo que este ano o Campolargo Branco 2011 não passou despercebido aos membros do júri. Algumas das expressões usadas para o classificar enaltecem as suas qualidades e podem resumir-se a expressões como é “sedutor no nariz” ou é “carnoso, cheio, redondo e cremoso”.

Um vinho feito de forma artesanal, que resulta da apanha das uvas maduras de casta cercial, sendo o seu resultado final ausente de qualquer produto enológico. De notar que apesar de preservar na sua preparação de métodos artesanais, o uso da tecnologia não é totalmente colocado de lado, optando-se a empresa vinícola, por algumas técnicas mais recente para pisar as uvas, por exemplo.

O vencedor do prémio é um vinho produzido pela Campolargo, uma empresa familiar, com alguma dimensão, que tem especial atenção à qualidade das uvas usadas na produção do seu vinho, optando por isso por trabalhar apenas com as suas próprias uvas. Estas são cultivadas em duas propriedades com cerca de 170 hectares situadas na Bairrada, sendo que o seu objetivo passa neste momento pelo aumento da quantidade de vinho produzido.

O prémio recebido recompensa o trabalho efetuado por esta empresa valorizando ainda mais o vinho português no mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.