foto: BMW Motorrad Motorsport
A história repete-se. No ano passado, a caminho do título do Campeonato do Mundo, Toprak Razgatlioglu (TUR) conquistou o seu primeiro hat-trick da temporada em Misano (ITA). Este fim de semana, o Campeonato do Mundo de Superbike da FIM (WorldSBK) regressou a Misano, e “El Turco” repetiu o feito. Perante mais de 76.000 espectadores e sob o calor abrasador do verão, venceu as três corridas na costa do Adriático com a sua BMW M 1000 RR da equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK. Como resultado, reduziu a sua diferença para o líder do campeonato, Nicolò Bulega (ITA/Ducati), para apenas nove pontos. O seu companheiro de equipa, Michael van der Mark (HOL), abandonou a primeira corrida, terminou em 12º na Superpole Race no domingo e entrou no top 10 com um 10º lugar na segunda corrida. Misano recebeu a sexta das doze etapas desta temporada. O campeonato continua de 11 a 13 de julho em Donington Park (GBR).
Sven Blusch (Diretor da BMW Motorrad Motorsport): “Foi um fim de semana incrível para toda a equipa. Mostrámos nas últimas corridas como lutámos para voltar. Conseguir o hat-trick aqui em Misano, especialmente depois de toda a agitação em torno da ida de Toprak para o MotoGP, é uma sensação incrível para a equipa. Estamos muito orgulhosos do que todos conquistaram. Foi um fim de semana indescritível para nós. Da parte do Mickey, foi um fim de semana difícil. Penso que ele mostrou na última corrida, com um resultado entre os dez primeiros, que também pode chegar à frente. Vamos definitivamente continuar a trabalhar nisso.”
Christian Gonschor (Diretor Técnico da BMW Motorrrad Motorsport): “A mensagem enviada este fim de semana é muito clara: temos a melhor equipa aqui no paddock e temos a melhor equipa na sede em Munique – foi um esforço absoluto de equipa. Toprak teve um desempenho excecional, mas colocar a moto no topo três vezes aqui em Misano – que é uma das pistas mais desafiantes para nós devido às condições térmicas e aos níveis de aderência – e marcar a volta mais rápida em cada corrida é uma conquista completa da equipa. Isto demonstra a força da marca BMW, da equipa, do piloto e da paixão que todos nós pusemos em prática. Infelizmente, os mecânicos ainda não se podem refrescar com um merecido gelado e uma bebida fresca – agora precisam de desmontar completamente a moto de Toprak para uma inspeção técnica.”
Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à minha equipa, que fez um trabalho incrível durante todo o fim de semana. Conseguimos melhorar a moto em todas as sessões, especialmente na segunda corrida, que correu muito bem. Ainda tive um pequeno problema na curva quatro, mas, de qualquer forma, consegui lidar com isso na corrida. Tinha um ritmo forte e estava a forçar muito porque, embora Bulega tenha partido da décima posição, sabia que ele seria rápido e alcançar-me-ia.”
Michael van der Mark (Equipa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK): “Honestamente, lutámos muito este fim de semana. Tentámos tantas coisas com a moto, mas nunca ficou mais rápida e não tive uma boa sensação, para além de algumas quedas estúpidas. Honestamente, foi uma grande confusão no geral. Mas é claro que todos nós tentámos o máximo que podíamos, nunca desistimos, mas foi muito difícil. Mesmo na segunda corrida, a sensação não estava lá, mas pelo menos marcámos alguns bons pontos. Não estou muito feliz com o meu fim de semana, mas estou muito feliz por todos na equipa que trabalham sem parar.”