foto: istevenxue / Flickr

Os números são avançados esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios, que cita números oficiais do Governo. O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que serão 1.886.639 pensionistas abrangidos por esta subida em 2020.

O número corresponde a um aumento de 17,6%, que se deve à forma como o aumento está desenhado, precisa o diário de economia.

Em causa está um completo que sobe os aumentos regulares para seis ou dez euros quando estão em causa cidadãos cuja soma total das pensões que recebem não ultrapassa os 658,2 euros (o equivalente a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais).

Dados do Governo anterior, também citados pelo Negócios, davam conta que existiam em 2017 2,7 milhões de pensionistas em Portugal. Os números conjugados, sugerem, apesar de não serem totalmente comparáveis, que que 70% dos pensionistas serão abrangidos.

Durante o debate do OE2020, o PS começou por propor que o aumento extra entrasse em vigor apenas em agosto, mas depois foi anunciado um acordo entre Governo, BE e PCP para que a subida chegasse aos pensionistas no primeiro mês seguinte após entrada em vigor do Orçamento do Estado.

Em 2017 e 2018, as pensões tiveram um aumento extraordinário pago a partir de agosto. Em 2019, a medida entrou em vigor em janeiro.

ZAP //

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui