Visitar Cuba é uma experiência única. É viajar no tempo e encontrar vestígios de um passado que ainda permanece no presente.

A beleza colonial da Havana antiga, proclamada Património da Humanidade pela UNESCO, as plantações de café de Piñar del Rio, as cordilheiras, os recifes e as pequenas ilhas espalhadas pelo azul imenso do mar são apenas alguns dos encantos que fazem de uma viagem a Cuba uma experiência singular.

A República de Cuba, localizada na região das Caraíbas, é banhada pelo Oceano Atlântico, com influências das correntes do estreito da Flórida e do Golfo do México.

Sugerimos 10 locais imperdíveis numa visita a Cuba.

Havana

Músicos em Havana

A cidade de Havana tem uma arquitetura que impressiona ao primeiro olhar. A paisagem urbana é dominada pelos edifícios históricos, herdados do período colonial, com mansões do século XIX e edifícios modernistas que surgiram durante os anos 40 e 50 do século XX.

Num passeio pelo centro histórico, destacamos alguns dos locais mais emblemáticos da história e da cultura cubana, tais como o Capitólio, a Praça da Revolução, a Avenida Malécon, um extenso passeio marítimo que é hoje um dos bilhetes-postais da cidade, a Calle Obispo, a principal artéria comercial da cidade, a Catedral, La Bodeguita del Medio, que ficou conhecida por ser um dos locais de eleição na capital cubana do escritor norte-americano Ernest Hemingway, e a Floridita, um dos restaurantes mais conhecidos de Havana. O cemitério de Cristóvão Colombo e o bairro de Miramar, com as mansões das embaixadas, são também locais a visitar.

Do ponto de vista cultural, a capital cubana também tem muito a oferecer ao visitante. Nesta cidade, sugerimos visitas ao Museu da Revolução, ao Museu Nacional das Belas Artes e ao Museu de Arte Colonial.

Varadero

Praias de areia branca em Varadero

As extensas praias de areia branca e as águas de cor azul-turquesa são alguns dos bilhetes-postais mais conhecidos de Varadero, um dos principais destinos turísticos de Cuba.

Esta estância balnear, situada na península de Hicacos, oferece mais de 20 quilómetros de areais e resorts de 4 e 5 estrelas, que funcionam no sistema tudo incluído, com acesso direto à praia.

A zona turística de Varadero, propriamente dita, nasceu em meados dos anos 90 quando as grandes redes internacionais de hotéis aqui se instalaram com o acordo do estado cubano.

Trinidad

Centro histórico de Trinidad

A cidade histórica de Trinidad, situada no centro do país, próxima do Valle de los Ingenios, foi fundada em 1514 por Diego Velázquez de Cuéllar, tendo sido designada Património Mundial pela UNESCO em 1988.

Com uma arquitectura e um ambiente coloniais, a cidade encanta pelas ruas empedradas, os edifícios cor-de-pastel, e ainda pelos palacetes e praças como a Plaza Mayor, a Iglesia Parroquial, e as antigas residências dos industriais do açúcar.

Cayo Coco

Praias de Cayo Coco

Cayo Coco é outro dos paraísos de Cuba. As praias de areia branca e as águas transparentes fazem deste destino o lugar perfeito para umas férias tranquilas num ambiente tropical. A Playa Los Flamencos, com quase 5 quilómetros de extensão, a praia deserta de Prohibidad, e o Parque Natural El Baba, com tartarugas, flamingos e crocodilos, são alguns dos locais de visita obrigatória.

Vale de Viñales

Valle de Viñales

Vale de Viñales, é uma das mais belas regiões naturais de Cuba, sendo conhecida pela produção dos famosos charutos cubanos, pelas extensas plantações de tabaco e pelas típicas aldeias rurais. A região foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em reconhecimento da sua importância natural e cultural. Neste destino, não deixe ainda de visitar uma fábrica artesanal de charutos e de conhecer o processo de produção dos “puros”.

Pinar del Rio

Pinar del Rio é a região mais ocidental do país. Esta área é conhecida pelas plantações de tabaco, pelos recifes de corais com mais de 200 quilómetros, pelas lagoas naturais e por ser um autêntico paraíso para os amantes do mergulho. Esta região faz parte da Reserva Natural da Biosfera da UNESCO.

Arquipélago Canarreos

Uma visita a Cuba deve incluir uma visita ao Arquipélago Canarreos, constituído por 350 ilhas e recifes com praias deslumbrantes. Os areais mais convidativos são Sirena, Lindamar, Luna, Tortugas, Los Cocos e Playa Blanca.

8Santiago de Cuba

Igreja em Santiago de Cuba nl:Gebruiker:Marc_G Marc G [CC BY-SA 2.0 be (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/be/deed.en)], via Wikimedia Commons
Igreja em Santiago de Cuba nl:Gebruiker:Marc_G Marc G [CC BY-SA 2.0 be (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/be/deed.en)], via Wikimedia Commons

Santiago foi fundada por Diego de Cuéllar no século XVI, tendo sido a primeira capital do país até 1556. A cidade fascina o visitante pela arquitectura barroca e neocolonial dos edifícios como a Casa da América ou a Catedral de Cuba. Neste destino, não deixe ainda de visitar o Castillo del Morro, construído em 1663, que oferece belas vistas panorâmicas sobre o porto e a cidade.

Península de Zapata (Cienaga de Zapata)

A Península de Zapata é um autêntico paraíso para os amantes da Natureza e das aves. É uma das regiões mais pantanosas das Caraíbas, possuindo as condições ideais para a nidificação de mais de 150 espécies de aves diferentes. Pela sua importância natural, a UNESCO designou esta região como Reserva da Biosfera.

10 El Malecón

El Malecón é a marginal que parte da Velha Havana e se estende por 8 quilómetros a norte do bairro Centro Havana até ao bairro del Vedado. O passeio permite ter uma visão interessante que combina a cidade, os seus edifícios e o mar. As melhores fotos tiram-se ao pôr-do-sol.

Destinos e Viagens

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui