foto: Yamaha Motor Racing
Hoje, a Yamaha Motor Co., Ltd. (YMC) e a Yamaha Motor Racing Srl (YMR) aproveitaram a grande ocasião do Evento de Lançamento do MotoGP 2025 da Yamaha para apresentar orgulhosamente o seu novo modelo estratégico de MotoGP, que implica uma relação de trabalho mais próxima entre a sede da Yamaha no Japão e a empresa dedicada ao MotoGP em Itália.
O plano a médio prazo para 2025 sublinha a importância da “liderança conjunta” e dos talentos globais para garantir que os melhores recursos estão disponíveis, ao mesmo tempo que se enfrentam desafios e oportunidades com a mentalidade do “Espírito de Desafio” da Yamaha. O plano a médio prazo foi concebido para ajudar ainda mais o desenvolvimento de motos, cultivar talentos e, finalmente, reforçar o desempenho da Yamaha no MotoGP graças ao aumento das sinergias entre todas as partes envolvidas, criando uma visão partilhada “Blue Shift”.
Olhando para o futuro, a Divisão de Desportos Motorizados da Yamaha Motor Company e a Yamaha Motor Racing irão partilhar a responsabilidade do Projeto de MotoGP da Yamaha, incluindo o desenvolvimento técnico, aumentando assim as suas sinergias para assegurar uma relação de trabalho mais próxima entre as duas entidades. A estratégia também garante uma forte colaboração entre a Yamaha e a nova adição e principal participante, a Pramac Racing.
O valor chave da “liderança conjunta” reflecte-se na estrutura organizacional da Yamaha Motor Racing: em 2025, o Presidente Takahiro Sumi e o Diretor Geral Paolo Pavesio estarão ao leme da Yamaha Motor Racing. Do lado das Operações de Pista, Sumi-san e Pavesio irão supervisionar o trabalho do Líder de Projeto Kazuhiro Masuda, que por sua vez irá trabalhar em estreita colaboração com o Diretor Técnico Max Bartolini e o Diretor da Equipa de MotoGP da Monster Energy Yamaha, maio Meregalli.
No lado do Apoio, realizado na sede de Gerno di Lesmo, Paolo Pavesio vai liderar o Diretor Desportivo Maio Meregalli, o Diretor de Engenharia Michele Gadda, e o Diretor de Marketing e Comunicação William Favero, com o valioso apoio do Conselheiro Sénior Lin Jarvis.
A Monster Energy Yamaha MotoGP Team é novamente representada pelo Diretor de Equipa Maio Meregalli e pelos pilotos Fabio Quartararo e Álex Rins, enquanto a equipa apresenta Paolo Pavesio como o seu novo Diretor de Equipa este ano.
O Diretor de Equipa Paolo Campinoti e o Diretor de Equipa Gino Borsoi vão gerir a Prima Pramac Yamaha MotoGP Team, com Jack Miller e Miguel Oliveira no alinhamento de pilotos. A equipa e os pilotos terão o estatuto de fábrica e podem contar com o total apoio da Yamaha Motor Company e da Yamaha Motor Racing. Esta segunda equipa de fábrica também vai partilhar dados e trabalhar em estreita colaboração com a Monster Energy Yamaha MotoGP Team para impulsionar a recolha de dados e o desenvolvimento da moto YZR-M1.
Além disso, a Yamaha e a Pramac vão estrear uma equipa de Moto2: a BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 Team. A introdução da BLU CRU no paddock de MotoGP é uma parte final crucial do programa de desenvolvimento de talentos BLU CRU da Yamaha. A BLU CRU é a base da pirâmide de corridas da Yamaha, que foi concebida para cultivar a próxima geração de jovens talentos nas corridas de estrada e todo-o-terreno, tendo como destino as classes rainha do MotoGP, WorldSBK e MXGP.
Com a entrada da BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 Team na classe intermédia de MotoGP, o programa BLU CRU completa a estratégia de subida de escalão para centenas de pilotos da Yamaha, que podem agora aspirar à classe intermédia do Campeonato do Mundo de MotoGP.
A nova equipa de Moto2 é liderada pelo Diretor de Equipa Paolo Campinoti, pelo Diretor de Equipa Gino Borsoi e pelo Gestor de Equipa Alex De Angelis, que irá orientar os pilotos Tony Arbolino e Izan Guevara.
Os seis pilotos de MotoGP e Moto2 da Yamaha (Fabio Quartararo, Álex Rins, Jack Miller, Miguel Oliveira, Tony Arbolino e Izan Guevara) são todos diretamente contratados pela Yamaha Motor Company como pilotos de fábrica.
As duas equipas de MotoGP serão ocasionalmente acompanhadas na pista pela Yamaha Factory Racing MotoGP Test Team, composta pelo Diretor de Equipa Kazutoshi Seki e pelos pilotos Augusto Fernandez e Cal Crutchlow. No entanto, como Crutchlow não está atualmente apto a desempenhar as suas funções de teste, a Equipa de Teste terá Andrea Dovizioso a oferecer a sua experiência e serviços especializados para ajudar no desenvolvimento da YZR-M1.
Para expressar a ligação entre as duas equipas Yamaha Factory Racing MotoGP, os desenhos das motos e do logótipo das equipas foram alinhados para visualizar uma identidade de marca Yamaha partilhada e refletir a cooperação e harmonia entre as empresas, equipas e pilotos.
O programa BLU CRU e os seus objectivos e valores estão no centro da nova equipa de Moto2, pelo que a BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 exigiu uma estética e identidade visual individuais, incluindo o novo logótipo BLU CRU.

TAKAHIRO SUMI (Diretor Geral, Divisão de Desenvolvimento de Desportos Motorizados): “A Yamaha Motor Company sempre se dedicou totalmente aos seus projectos de competição. Apenas alguns dias após a fundação da empresa em 1955, uma mota Yamaha foi inscrita na terceira Corrida de Subida do Monte Fuji e venceu. Em 1961 assistimos à nossa primeira participação num Grande Prémio do Campeonato do Mundo de Corridas de Estrada, e a nossa primeira vitória num GP foi selada em 1963. Desde então, a Yamaha tem-se mantido um ator chave nas corridas de estrada de classe mundial.
“No entanto, depois de termos conquistado o título em 2021, o nível de competição do campeonato de MotoGP evoluiu muito rapidamente e achámos necessário adaptar-nos e inovar. A Yamaha é uma empresa global com as suas raízes no Japão, mas ao longo do último ano, compreendemos que para vencer num desafio global como o MotoGP é preciso potenciar os nossos talentos onde quer que eles estejam. Agora temos uma equipa mais diversificada: estamos a misturar talentos japoneses e europeus para criar um pacote mais forte que nos leve de volta ao ponto em que devemos estar. Temos pessoas diferentes a trabalhar em conjunto com base em valores partilhados. Chamamos-lhe ‘liderança conjunta’.
“Em 2024, a Yamaha acelerou o desenvolvimento de motos e, para 2025, a Yamaha expandiu ainda mais o seu programa de MotoGP através da adição de um novo parceiro, a Pramac. Com a nossa nova estratégia a médio prazo centrada no desenvolvimento e na presença de três equipas de fábrica em duas classes, 2025 será um ano muito emocionante para a Yamaha.
“2025 é também um ano historicamente significativo para nós: no dia 1 de julho, celebramos o nosso 70º aniversário. É um marco importante. As festividades que planeámos ainda estão sob embargo, mas os fãs podem definitivamente esperar que prestemos homenagem ao nosso extenso património de corridas, uma vez que é também no nosso passado que encontramos a energia e a motivação para relançar o nosso desafio para o futuro.
“A Yamaha alcançou muitos sucessos e demonstrou capacidade de adaptação ao longo do seu percurso até agora. Vamos continuar a ultrapassar os limites, tal como fizemos quando a empresa começou, e estamos ansiosos por partilhar cada vez mais boas memórias com os fãs do MotoGP.”

PAOLO PAVESIO (Diretor Geral da Yamaha Motor Racing): “O nosso objetivo é claro: a Yamaha quer voltar ao topo – tal como todos, seja nas corridas ou nos negócios – mas o que nos distingue é a forma como escolhemos chegar lá. A nossa estratégia está enraizada na “liderança conjunta” – uma abordagem que aproveita a diversidade que temos nas nossas equipas globais no Japão e em Itália. O nosso compromisso de voltar a estar no topo do MotoGP levou-nos, naturalmente, a implementar um novo modelo de trabalho que não transfere o MotoGP para Itália, mas permite que os melhores recursos europeus trabalhem em conjunto com os melhores recursos japoneses.
“Em 2025 teremos duas equipas Yamaha Factory Racing no MotoGP a trabalhar em estreita colaboração. Não precisávamos apenas de “uma segunda equipa”, precisávamos da “melhor equipa”: o nosso novo parceiro Pramac Racing.
“A configuração da Yamaha-Pramac é diferente: A Pramac não é uma equipa satélite, mas sim um “parceiro” cuja contribuição é crucial para alcançarmos os nossos objectivos comuns. A Pramac está totalmente empenhada em ser uma peça chave no regresso da Yamaha ao topo do MotoGP, e acreditamos que nos vão ajudar a acelerar o processo.
“Os valores partilhados da YMR e da YMC: o trabalho de equipa, o ‘Espírito de Desafio’ e a nossa paixão pelos desportos motorizados conduzem-nos a um objetivo comum – fornecer o melhor pacote possível às nossas duas equipas de MotoGP de fábrica e aos quatro pilotos de fábrica, dando-lhes as ferramentas para lutarem pela vitória o mais rapidamente possível. Não havia melhor forma de expressar esta nova relação do que desenhar um logótipo que representa visualmente a associação entre os envolvidos no Projeto MotoGP.
“A Yamaha também tem o prazer de apresentar uma nova equipa na classe intermédia: a equipa BLU CRU Pramac Yamaha Moto2. Este é um projeto corporativo de grande importância porque não só reforça a presença da Yamaha no paddock de MotoGP, mas para além disso, o conceito BLU CRU está agora oficialmente incorporado nas operações de MotoGP da Yamaha.
“O programa BLU CRU está a dar frutos. Os jovens talentos sabem agora que podem aspirar à classe intermédia do Campeonato do Mundo de MotoGP com base no seu talento e resultados de corrida em qualquer nível de campeonato em que participem, seja ele mundial, continental ou nacional.”
PAOLO CAMPINOTI (Diretor da equipa, Pramac Racing) :“Na vida de qualquer pessoa ou empresa, chega um momento em que é necessário seguir um novo caminho em busca de novos desafios e inspiração. Para nós, esse momento começa agora, com o nascimento da equipa Prima Pramac Yamaha MotoGP. Isto marca o início da nossa jornada como segunda equipa de fábrica de um fabricante que fez a história do nosso desporto, enquanto nos preparamos para enfrentar as próximas épocas do Campeonato do Mundo de MotoGP.
“Ser selecionado como parceiro pela Yamaha é a confirmação do trabalho árduo que a nossa equipa tem desenvolvido ao longo das últimas épocas. Crescemos de uma equipa júnior para uma equipa capaz de competir e ganhar títulos mundiais. Quatro anos consecutivos como a melhor equipa independente e, mais notavelmente, o Campeonato do Mundo de Equipas de MotoGP de 2023 e o Campeonato do Mundo de Pilotos de MotoGP de 2024, são o testemunho das nossas capacidades e profissionalismo. Estes sucessos posicionam-nos agora para um estatuto ainda mais elevado à medida que entramos na época de 2025.
“A Yamaha está a demonstrar um forte empenho em regressar ao topo do motociclismo, como evidenciado pelo melhor desempenho nas corridas finais do último Campeonato do Mundo. A oportunidade de duplicar os nossos esforços na pista ajudar-nos-á a reduzir a diferença mais rapidamente. A colaboração profunda e aberta a todos os níveis, juntamente com a visão partilhada que começámos a desenvolver nestas primeiras semanas, enche-me de otimismo para o futuro.”
Foto do cabeçalho, da esquerda para a direita:
– Jack Miller, Piloto da Prima Pramac Yamaha MotoGP
– Massimo Bartolini, Diretor Técnico da Yamaha Factory Racing
– Gino Borsoi, Diretor de Equipa da Prima Pramac Yamaha MotoGP & BLU CRU Pramac Yamaha Moto2
– Paolo Campinoti, CEO da Pramac; Chefe de Equipa da Prima Pramac Yamaha MotoGP & BLU CRU Pramac Yamaha Moto2
– Miguel Oliveira, Piloto da Prima Pramac Yamaha MotoGP
– Paolo Pavesio, Diretor Geral da Yamaha Motor Racing; Chefe de Equipa da Monster Energy Yamaha MotoGP
– Fabio Quartararo, Piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP
– Massimo Meregalli, Diretor de Equipa da Monster Energy Yamaha MotoGP
– Alex Rins, Piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP
– Takahiro Sumi, Diretor Geral da Divisão de Desenvolvimento Desportivo Motorizado da Yamaha Motor Company
– Kazuhiro Masuda, Líder do Grupo de MotoGP; Líder do Projeto YZR-M1 2025
– Izan Guevara, Piloto BLU CRU Pramac Yamaha Moto2
– Alex De Angelis, Diretor de Equipa da BLU CRU Pramac Yamaha Moto2
– Tony Arbolino, piloto da BLU CRU Pramac Yamaha Moto2
– Lin Jarvis, Conselheiro Sénior da Yamaha Motor Racing