foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Izan Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team) é o Campeão do Mundo de Moto3™ 2022! O maiorquino conquistou mais uma vitória impressionante no Animoca Brands Australian Motorcycle Grand Prix para conquistar o titulo, com mais do que os 50 pontos necessários para as duas provas restantes.
Guevara, nasceu em Maiorca em 2004 e já andava de moto aos três anos. O seu primeiro sucesso internacional veio na European Talent Cup em 2019, quando o espanhol conquistou dois dez primeiros lugares nas suas corridas de estreia antes de vencer seis corridas consecutivas impressionantes para conquistar o titulo como rookie. Esse seria seu cartão de visita como outra conquista na temporada seguinte.
Guevara correu na Red Bull MotoGP Rookies Cup em 2020 e passou para o que era então o Campeonato do Mundo Júnior de Moto3™, agora conhecido como JuniorGP™. com uma história semelhante ao ETC do ano anterior, alguns resultados sólidos antecederam uma primeira vitória, um segundo lugar e depois uma série de quatro vitórias consecutivas – três das quais foram conquistadas do P22 na grelha de partida no MotorLand Aragon . Em Valência, Guevara completou a impressionante façanha de conquistar o titulo como rookie, derrotando Xavier Artigas e Pedro Acosta.
O maiorquino subiu então para o Campeonato do Mundo de Moto3™ em 2021. O número 28 impressionou imediatamente, chegando ao pódio em Silverstone e Aragon e quatro quartos lugares. A primeira vitória de rookie finalmente aconteceu num caótico GP das Américas, com o piloto da GASGAS Aspar a mostrar velocidade ao longo de todo o fim-de-semana.
O ano de 2022, viu Guevara entrar na temporada como um candidato desde o início. Começou a temporada um lugar mais atrás do que o da sua estreia no Grande Prémio, mas chegou no pódio em Lombok, na sua primeira visita ao pódio que não foi uma vitória. Em Jerez estava de volta ao degrau mais alto com uma impressionante vitória, na última curva. Não saiu do pódio até Silverstone, com vitórias na Catalunha e na Alemanha, e a nova glória em Aragon e na sua primeira visita ao Mobility Resort Motegi.
Chegou a Phillip Island, com a vantagem de 49 pontos, pelo que o maiorquino teve seu primeiro match point. Pilotou em grande estilo, rodando no grupo de quatro pilotos na frente, assumiu a liderança na última volta – selando o titulo com a sua sexta vitória da temporada. Parabéns, Izan!
Izan Guevara (Gaviota GASGAS Aspar Team): “Estou muito feliz com a minha carreira até agora. Em 2019 ganhei o ETC, depois o Moto3 no JuniorGP com a Aspar no meu primeiro ano… depois mudei para o Campeonato do Mundo de Moto3 com a mesma equipa. Pude ter uma boa temporada, consegui uma vitória em Austin. Uma boa temporada de estreia. Este ano, ataquei em todas as corridas para alcançar meu objetivo de ser campeão do mundo. E hoje consegui. Estou muito feliz.
O início da corrida de hoje foi muito complicado com as condições ligeiramente molhadas, mas a pista secou rapidamente e senti-me muito confortável. Foi possível puxar no grupo da frente para o meu ritmo, estou muito feliz com este momento , com este Campeonato… Gostaria de agradecer a minha equipe, à minha família pelo apoio e a todos os meus amigos.
“Hoje estava muito focado na corrida, em todas as ultrapassagens não arrisquei, estou muito feliz, vencer o Campeonato com uma vitória é um momento incrível que vou aproveitar!”