foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A armada italiana chega à casa da KTM em alta, com a Aprilia pretende manter-se no topo, Quartararo vai ter de gerir a pressão em Red Bull Ring.

Regressando algumas corridas atrás, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) era o favorito a revalidar o título de 2022, mas desde o seu erro em Assen e depois uma corrida mais difícil em Silverstone, ambas vencidas por Francesco Bagnaia (Ducati) Lenovo Team), os ventos mudaram. Agora, o paddock segue para o Red Bull Ring, considerado um circuito Ducati, mais uma hipótese para Bagnaia continuar a encurtar  distancias, especialmente porque Spielberg  tem sido muitas vezes mais complicado para a Yamaha ao domingo.

Há uma nova chicane a enfrentar e mais um desafio extra este fim de semana, ainda assim, o circuito já viu muitas vitórias da Ducati com pilotos diferentes, pelo que continua a a fábrica  favorita. Com Bagnaia em forma, o companheiro de equipe Jack Miller recém-saído do pódio, Jorge Martin (Prima Pramac Racing) já vencedor nesta pista e Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) de volta à luta em Silverstone, há uma longa lista de candidatos, aos quais não podemos descartar  nomes como os de Johann Zarco (Prima Pramac Racing) e Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) também rápidos e ansiosos por deixar a sua marca.

Outra fábrica ansiosa por manter a pressão sobre Quartararo é a Aprilia. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) não conseguiu capitalizar o favoritismo, mas depois da grande queda que sofreu no sábado onde fracturou o calcanhar, fez uma corrida em sofrimento, quando era o principal favorito a vencer a corrida, acabando por perder apenas um ponto ao francês em Silverstone.

Depois do azar na Alemanha e depois terceiro em Assen, que marcou o seu primeiro pódio com a Aprilia Racing, a P2 em Silverstone a apenas a quatro décimos de Bagnaia foi uma afirmação do regresso de  Maverick Viñales (Aprilia Racing). A tendência diz que o próximo passo deve ser a P1, mas está longe de ser uma tarefa fácil no MotoGP™. Pode Top Gun fazê-lo, no seu 200º Grand Prix? A Aprilia continua a ser uma ameaça tão séria como sempre esta época, pelo que no mínimo, pode ser um bom fim de semana para encurtar as diferencias para a Yamaha pela fábrica de Noale.

Entretanto, não esquecer que a KTM corre em casa e terá grandes objetivos para o fim de semana. A temporada difícil continua, mas houve avanços sólidos, e tanto Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) como o companheiro de equipe Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) já venceram em casa, em duas condições muito diferentes. Com as bancadas cheias vestidas de laranja,  a nova chicane para todos, teremos um  pódio da fábrica Mattighofen?

A Suzuki também vai querer algo mais no Red Bull Ring. A fábrica de Hamamatsu tem  Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) em forma, sendo o circuito Austríaco o palco da sua primeira vitória no Campeonato do Mundo,  parecendo o #36 ter descoberto alguns segredos para ser rápido na Styria . Para o seu companheiro de equipe Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), o mesmo pode ser dito de Silverstone, o #42 passou grande parte da corrida à frente, depois de ter desaparecido nas últimas corridas, tentará recuperar este fim de semana. 

Finalmente, para a Honda a grande novidade: Marc Márquez (Repsol Honda Team) estará de volta ao paddock. O #93 ainda não irá correr, mas estará disponível para a fábrica japonesa que continua concentrada no desenvolvimento da nova RC213V.  O oito vezes Campeão do Mundo vai estar perto da equipa de fábrica Stefan Bradl e Pol Espargaró (Repsol Honda Team), assim como de  Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) e Alex Marquez (LCR Honda Castrol)

MotoGP™ CHAMPIONSHIP: TOP 5:

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – Yamaha – 180
2º  Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – Aprilia – 158
3º  Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – Ducati – 131
4º  Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) – Ducati – 118
5º  Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – Ducati – 114

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui