foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Quartararo em quinto interrompe o domínio da Ducati das duas primeiras filas no Red Bull Ring, com a ‘Besta’ a conquistar a sua primeira pole na categoria rainha do MotoGP™.

Pela primeira vez na sua carreira de MotoGP™, Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) vai partir da pole position depois desta tarde para tirar o primeiro lugar  a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no fantástico CryptoDATA Motorrad Grand Prix von Österreich  na Q2 . Jack Miller (Ducati Lenovo Team) completa a primeira linha da grelha, com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) a terem de se contentar com partidas na segunda e terceira fila, respectivamente.

Q1

Pela primeira vez desde o GP das Américas, Aleix Espargaró viu-se na Q1 vendo  Quartararo e Bagnaia  em grande forma, a passagem para a Q2 era nesta altura o mais importante. Assim o espanhol que luta pelo título  mundial, estabeleceu as primeiras duas referências, com o irmão mais novo Pol Espargaró (Repsol Honda Team) a ficar na P2 a apenas 0,045s.

Aplicando-se na sua primeira saída Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team)  ficou em terceiro, com os três primeiros classificados separados por 0,068s, quando faltavam sete minutos para o final da Q1. O drama sucedeu-se na curva 2B quando Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) e Alex Marquez (LCR Honda Castrol) caíram, felizmente ambos os pilotos ficaram bem, entretanto  Aleix Espargaró ainda melhorou a sua volta em algumas décimas mas a Q1 ainda não tinha terminado.

Marini voava quando Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP ™) saltou para a P2, com Marini a perder tempo na segunda parte da volta rápida, não conseguindo vencer o seu colega na Ducati na luta pelo segundo lugar. Sem mais ninguém ameaçando os dois primeiros, Aleix Espargaró estava seguro juntando-se a ele na Q2 na luta pela pole position o italiano Di Giannantonio.

Q2

Miller começou forte com – 1:29.164 – mas o ritmo foi aumentado nas voltas seguintes . Espargaró foi o primeiro com 1:29.032 antes de Miller recuperar fazendo 1:28.898, a volta mais rápida do fim de semana até ao momento. Mas a volta de Espargaró foi  cancelada e o espanhol caiu para a P5 atrás de Bastianini, Johann Zarco (Prima Pramac Racing) e Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), com Quartararo e Bagnaia na P6 e P12, respectivamente – este último ainda não definiu nenhum  tempo depois de sair na  nova chicane da curva 2.

Pecco foi o primeiro piloto a surgir com pneus de borracha macia atrás Michelin e saltou direto para a P2 e confirmar ser um circuito para a Ducati, 0,101s separavam Miller e Pecco. O italiano em forma estava no topo dos tempos por 0,102s após um segundo esforço, com Quartararo a conseguir apenas a P5. que se transformou numa P6 quando Maverick Viñales (Aprilia Racing) passou para a P5.

Com  o relógio a correr, a “Besta” estava à espreita, na melhor altura no final sem dar hipótese de resposta, atacou e conseguiu bater o tempo de Bagnaia por 0,024s e  conquistar sua primeira pole position na categoria rainha, liderarando a armada Ducati na grelha de partida.

Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™): “Foi muito tempo para mim não conseguir a pole position, mas estou de volta hoje em Spielberg e é a minha primeira em MotoGP™. Estou muito feliz com isso. Ontem tivemos um bom começo de fim de semana, mas hoje , demos mais um passo em frente e chegámos bem preparados para a qualificação. No final, estou muito feliz também pela equipa Gresini Racing MotoGP™ e pela Ducati. Temos muitas Ducatis à frente para amanhã, será uma corrida muito difícil também porque o Fabio é muito rápido aqui. Quero lutar com todos amanhã!”

Grelha de partida MotoGP™ ;

Moto2™

Ai Ogura (Idemitsu Honda Team Asia) – Kalex, conquistou a pole position em Moto2 ™, com o piloto japonês a marcar 1:33,933 no Q2 no Red Bull Ring – Spielberg e terminar a sessão com vantagem de apenas  0,048 de Alonso Lopez (CAG Speed Up) – Boscocuro . O líder do Campeonato do Mundo Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo) – Kalex também conquistou um lugar na primeira fila para a corrida de domingo à tarde.

Grelha de partida Moto2™

Moto3™

O rookie Daniel Holgado (Red Bull KTM Ajo) – KTM  conseguiu a sua primeira pole position no Campeonato do Mundo de Moto3™. O espanhol já estava na primeira fila quando fez 1m41s234 no final da Q2 no Red Bull Ring – Spielberg, batendo Ayumu Sasaki (Sterilgarda Musqvarna Max) – Husqvarna por apenas 0,010. A juntar-se a eles na primeira fila encontra-se Deniz Öncü (Red Bull KTM Tech3) – KTM, enquanto o líder do Campeonato do Mundo Sergio Garcia (AutoSolar GASGAS Aspar Team) a partir da P11 na 4ª linha.

Grelha de partida Moto3™

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui