foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Mattia Casadei (HP Pons Los40) é o Campeão do Mundo FIM Enel MotoE™ de 2023, e fê-lo em grande estilo! O italiano conquistou a coroa com uma vitória difícil na Corrida 1 de sua rodada em casa, chegando ao topo em um final próximo contra Hector Garzo (Dynavolt Intact GP MotoE ™) por apenas 0,021s. Casadei é o primeiro Campeão desde que a série se tornou um Campeonato completo de oito rondas e 16 corridas este ano, fazendo alguma história no processo. O companheiro de equipa do Campeão, Nicholas Spinelli, também esteve presente do início ao fim e conquistou um importante pódio para juntar às celebrações da equipa Pons.
O rival mais próximo de Casadei no título, Jordi Torres (Openbank Aspar Team), sofreu algum drama, com uma dupla penalização de longa volta depois de saltar a partida, e foi uma primeira corrida mais difícil para Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE™), já que Casadei surgiu imperioso.
As luzes apagaram-se para a Corrida 1 de MotoE™ e Torres ainda estava a lutar, com o espanhol a voar do 5º lugar da grelha para arrebatar o holeshot a Casadei, depois de um pequeno mas real arranque, com Spinelli a assistir em 3º. Garzo rapidamente se aproximou dos três primeiros, enquanto um grupo de quatro pilotos se separava do resto do pelotão.
Casadei tinha fogo na barriga quando chegou à frente, com Torres a ser empurrado para o fundo do grupo. Tínhamos então seis voltas de ação frenética de MotoE™ à nossa frente.
Foi aí que surgiu a notícia do lançamento relâmpago de Torres: foi devido a um salto do candidato ao título, e o espanhol teve de fazer duas voltas ao longo do circuito de Tramonto antes de regressar à corrida em 12º lugar.
Entretanto, na frente, Casadei liderava com Garzo e Spinelli a seguirem-lhe os passos. Tudo o que o italiano tinha de fazer era terminar a corrida com Torres na parte inferior da ordem e seria coroado Campeão, e Spinelli e Garzo começaram também a trocar de pintura atrás do líder da corrida. Isto permitiu a Casadei ganhar algum fôlego a três voltas do fim, com o Campeonato à vista.
A dupla da Ongetta SIC58 Squadra Corse, Kevin Manfredi e Kevin Zannoni, juntou-se à festa e trouxe Matteo Ferrari (Felo Gresini MotoE™) com eles. O trio agarrou-se a Spinelli e Garzo, que começaram a enrolar o líder da corrida mais uma vez.
Mas foi demasiado tarde, pois Garzo ficou com poucas opções para atacar o líder da corrida na última volta. O espanhol esteve em cima da roda traseira de Casadei no último sector e puxou ao lado da máquina de Pons enquanto voavam para a linha, mas não foi suficiente. Casadei fez o final perfeito para o seu desafio no Campeonato ao bater Garzo, selando a coroa com uma vitória.
Atrás do primeiro Campeão do Mundo FIM Enel MotoE™ veio Garzo e depois Spinelli, completando o pódio, com Torres a recuperar para o 10º lugar no final, mas certificando-se de felicitar o seu rival pelo título após a bandeirada. Manfredi, Zannoni e Ferrari completaram o grupo da frente por esta ordem.