- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Ducati Lenovo Team triunfa no Grande Prémio da Alemanha com Francesco Bagnaia, que se torna o piloto mais vitorioso da história da Ducati no MotoGP e regressa ao topo da classificação do campeonato. Quarto lugar para Enea Bastianini depois de uma grande batalha com Morbidelli.

Bagnaia era terceiro à entrada da curva 1 e conseguiu chegar à primeira posição nas duas voltas seguintes, graças a duas manobras de ultrapassagem idênticas, primeiro sobre Oliveira e depois sobre Martín na última curva. Na sexta volta, Pecco foi ultrapassado por Martín e, momentos depois, por Morbidelli.

O atual campeão do mundo perdeu então um pouco de terreno, mas conseguiu – a meio da corrida – recuperar a segunda posição. A partir daí, começou uma batalha renhida entre Bagnaia e Martin, com os dois a registarem tempos de volta muito semelhantes, com a diferença a rondar consistentemente os 0,7 segundos. Bagnaia não desistiu e estava determinado a reduzir a diferença para o seu rival, enquanto pressionava o então líder. A reviravolta aconteceu a duas voltas do fim, quando Martín caiu na curva 1, deixando a pista livre para Bagnaia, que conquistou a sua sexta vitória no domingo de 2024, naquele que foi o 200º Grande Prémio da sua carreira.

Bastianini teve um excelente desempenho a partir do nono lugar da grelha, apesar de um pequeno contratempo no início, com o piloto da Ducati #23 a lutar arduamente primeiro com Marc Márquez e depois com Franco Morbidelli. Acabou por ser quarto na meta, apesar das muitas mudanças de posição com este último no final da corrida.

À medida que o nono evento da temporada de MotoGP de 2024 se aproxima do fim, Bagnaia está agora no topo da classificação do campeonato com uma vantagem de dez pontos sobre Martín, enquanto Bastianini está em quarto e 67 pontos atrás do seu companheiro de equipa. A Ducati Lenovo Team lidera a classificação das equipas com 377 pontos, com a Ducati no topo da classificação dos construtores (315 pontos).

Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team)-P1:”Estávamos os dois em gelo fino nas últimas voltas, com a frente sempre a dobrar e a traseira a deslizar, não tínhamos tração e ainda estávamos a rodar nos 21,0/21,1s, por isso foi muito difícil. Na volta anterior ao acidente do Jorge (Martín) também perdi a frente, mas consegui salvar o dia rodando um pouco mais largo. Era evidente que o primeiro a desistir teria perdido e, na verdade, acho que podia ter acontecido a qualquer um de nós. Não tivemos o início de época mais fácil, mas fizemos um trabalho incrível e, mesmo aqui, onde não éramos os mais fortes, conseguimos colocar-nos em condições de lutar pela vitória. A máquina de corrida de hoje foi muito importante, tal como tinha sido em Barcelona: Vi que tanto o Jorge como o Franco (Morbidelli) estavam a forçar um pouco demais, mas mesmo assim foi uma corrida dura e sair vitorioso é simplesmente fantástico.”

Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team)-P4 :”Fiz um bom arranque, mas depois toquei inadvertidamente no dispositivo e baixei a moto; fiz as primeiras curvas com a traseira bloqueada, o que me custou algum tempo. Tentei voltar para a frente e consegui; depois, quando me aproximei do Marc (Márquez), começou uma boa batalha. Hoje ele levou a melhor sobre mim, afastou-se e rapidamente ultrapassou o Franco (Morbidelli). Eu, por outro lado, demorei um pouco mais a fazer o mesmo e foi aí que perdi a oportunidade de lutar pelo pódio. Ainda assim, foi mais uma grande corrida.”

Claudio Domenicali (Diretor Executivo da Ducati) :”Foi uma corrida fantástica para a Ducati. O primeiro pensamento vai para o Jorge (Martín) que teve um desempenho incrível e rodou com um ritmo extraordinário, por isso é uma pena a forma como correu, pois ele e o Pecco estavam a fazer um tipo diferente de desporto hoje. O Pecco conseguiu reduzir a diferença para meio segundo e o Jorge fez tudo o que podia para ganhar, e todos sabemos como tudo se desenrolou. Mas as corridas são assim, muitas vezes imprevisíveis: com um nível de competição tão elevado, um pequeno erro pode mudar completamente o resultado de uma corrida. Mesmo assim, gostaria de dar os parabéns a todos porque nos deram muita emoção mais uma vez.”

- Pub -

Deixe o seu comentário