foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Chegando à Alemanha, logo após a ronda do TT Assen, há uma semana, na Holanda, a Trackhouse Racing Team e os seus pilotos, o #88 Miguel Oliveira e o #25 Raul Fernandez, estavam à procura de tirar o máximo partido do traçado único de Sachsenring, predominantemente à esquerda, e da necessidade de agilidade nos seus limites apertados. Correr no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio na época de MotoGP acontece apenas algumas vezes e significa que os pneus são especialmente desenvolvidos para serem assimétricos para maior aderência à esquerda e que a afinação da moto é particular para a volta curta e longos períodos de ângulo de inclinação.
As sessões de treinos de sexta-feira foram um indicador de um ritmo forte; Miguel, com a sua Trackhouse Aprilia RS-GP24, estabeleceu a sua marca com entrada direta para a importante sessão de Qualificação 2 no Sábado, enquanto Raul falhou por pouco a entrada na sexta-feira. No entanto, ele brilhou na sessão Q1 de sábado, liderando a tabela de tempos e, em seguida, estabelecendo a volta mais rápida da Q2 para terminar em 3º lugar na geral. Miguel conseguiu um melhor 2º lugar, dando a Trackhouse uma dupla partida na primeira linha para a corrida de Sprint no sábado e para o Grande Prémio da Alemanha no domingo.
A corrida de Sprint testemunhou fortunas muito diferentes para a dupla da Trackhouse – Miguel esteve na luta pela vitória durante toda a corrida, chegando a casa com um merecido 2º lugar e o primeiro pódio da Trackhouse Racing, enquanto Raul, tendo começado bem, começou quase imediatamente a perder aderência na frente, o que o arrastou para um frustrante 14º lugar nas condições mais quentes do fim de semana.
No domingo, o tempo estava consideravelmente mais fresco e, após uma forte chuva durante a noite, as condições da pista eram diferentes das de sábado. Quase 100.000 fãs estiveram presentes no local para o Grande Prémio e, apesar das posições de partida na primeira fila para ambos os pilotos Trackhouse, o resultado do pódio de sábado não se repetiu. Miguel geriu bem a sua corrida, mantendo-se com o grupo da frente durante as fases iniciais e finalmente chegando a casa com o seu melhor resultado de Grande Prémio até agora nesta temporada – 6ª posição e 10 pontos para o Campeonato, indo para a pausa de verão em 13º lugar na geral. Raul, no entanto, teve uma corrida mais difícil e, apesar de não ter sofrido a queda de desempenho que tinha sido tão frustrante no sábado, lutou pelo 10º lugar e menos pontos do que o seu forte ritmo durante a sexta-feira e a manhã de sábado tinha prometido. Vai para casa, em Madrid, em 14º lugar na lista de pontos do Campeonato do Mundo.
Raul, em particular, pode esperar pela próxima ronda dentro de três semanas, uma vez que vai beneficiar da atualização da moto que tem estado à espera da Aprilia durante a primeira metade da época de 2024. Isto significa que ele entra no fim de semana do Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Silverstone, com a mais recente especificação Aprilia RS-GP24, com actualizações que o Miguel também vai receber ao mesmo tempo.
Miguel Oliveira (#88 Trackhouse Racing)-P6: “Foi sem dúvida um grande fim de semana. Conseguimos tempos de volta muito competitivos, tivemos finais muito competitivos, tanto na qualificação como na corrida de Sprint. Hoje foi o primeiro desafio real, na corrida longa, que enfrentei durante o fim de semana. Hoje não tivemos o suficiente para os pilotos da frente – eles estavam a um ritmo diferente e com diferentes níveis de aderência. É uma pena que não tenha podido lutar por mais, porque durante o fim de semana estive a rodar bem, com bastante suavidade, gerindo muito bem os pneus, mas hoje não tive o suficiente.”
Raul Fernandez (#25 Trackhouse Racing)-P10:“Tivemos de analisar bem o que aconteceu ontem para percebermos o problema que tivemos na corrida de Sprint porque, também para mim, era importante ter um relatório antes de entrar na corrida de hoje. Foi bastante difícil gerir a corrida de Sprint ontem, por isso queria saber o que esperar da corrida de hoje. A equipa fez um bom trabalho e esta manhã tivemos algumas boas informações de ontem. Percebi o problema que tive na corrida de Sprint, por isso estava super concentrado no desempenho na corrida, porque pensei que podíamos sair-nos bem. Mas, finalmente, na corrida em si, apesar de ter dado o meu máximo, não tive mais nada, especialmente na segunda parte da corrida. Nas primeiras 15 voltas estava a lutar com o grupo da frente e com o Miguel mas, a partir da 15ª volta e até ao fim, tive dificuldades com o pneu. Tentámos salvá-lo durante a corrida da forma que sei, mas foi difícil e, por isso, o final da corrida foi complicado. Dei o meu melhor e estamos entre os 10 primeiros – o fim de semana, no geral, foi bastante bom.”
Wilco Zeelenberg (Chefe de Equipa): “Com o fim de Sachsenring, concluímos a nona ronda desta época e foi um fim de semana muito positivo. Claro que a corrida de Sprint foi notável com o nosso primeiro pódio, mas a corrida de hoje foi mais difícil. O Miguel teve muitas dificuldades porque os líderes eram muito rápidos. Tivemos de escolher o pneu traseiro médio, como todos os outros, que não nos deu a tração que tínhamos ontem. Mas toda a gente estava a usá-lo e ele não conseguia lutar com eles e teve de largar e ficar para trás. Mas, finalmente, terminou em sexto e o Raul também no top 10. Temos de estar satisfeitos com isto, porque ficar nos 10 primeiros é um bom resultado para a equipa. O Miguel deu um grande salto em comparação com as rondas anteriores e o Raul vai ter a nova moto em Silverstone, por isso vamos poder comparar melhor com os outros pilotos da Aprilia. Por isso, vamos ter uma boa pausa de verão!”
Davide Brivio ( Chefe de equipa) : “Só posso tirar os pontos positivos deste fim de semana. Na Qualificação tivemos os dois pilotos na primeira linha, o que foi um ponto alto, e especialmente o pódio na corrida de Sprint – a segunda posição do Miguel, que ontem fez uma corrida inacreditável. Hoje, acho que fizemos o que podíamos, tanto o Miguel como o Raul deram o seu melhor na corrida longa. Tínhamos o nosso ritmo, mas alguns outros foram melhores do que nós, apesar de termos sido os melhores adversários. Por isso, temos de aproveitar todas as coisas boas que aconteceram este fim de semana e continuar a avançar.”
Uma caraterística adicional do fim de semana do Grande Prémio de Inglaterra será a celebração do 75º aniversário do MotoGP. Todas as equipas da categoria rainha vão correr no Grande Prémio de domingo com desenhos retro e, como a única equipa americana no nível mais alto do Campeonato do Mundo, a Trackhouse Racing escolheu celebrar o sucesso dos EUA na história deste grande desporto. Esteja atento ao que vai acontecer no domingo, 4 de agosto. Entretanto, aproveitem as férias de verão do Campeonato, mas não se ausentem – os canais sociais da Trackhouse estarão activos e temos alguns conteúdos divertidos a caminho!