foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, iniciou hoje a sua 100ª corrida da Classe Rainha de MotoGP no Motorrad Grand Prix Deutschland. Terminou a corrida de 30 voltas no Sachsenring em 11º lugar. Remy Gardner desfrutou da sua segunda experiência de corrida a bordo da YZR-M1, terminando-a na 20ª posição.
A equipa Monster Energy Yamaha MotoGP celebrou um marco especial no Motorrad Grand Prix Deutschland no domingo. Fabio Quartararo começou hoje a sua 100ª corrida de MotoGP da Classe Rainha (que é também o seu 100º GP com a Yamaha). Ele recebeu a bandeira axadrezada em 11º lugar. Remy Gardner terminou o seu GP da Alemanha como piloto de substituição com experiência extra adquirida, terminando a corrida em 20º lugar.
Quartararo arrancou da P14 da grelha e estava no exterior do pelotão na Curva 1, mas El Diablo aguentou-se. Ele colocou a sua Yamaha na 11ª posição, que depois passou a disputar com Pedro Acosta, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio. Com Maverick Viñales a sair da pista na 7ª volta e Di Giannantonio a ter de se retirar da corrida na 9ª volta, Quartararo ficou novamente em 12º. A partir desse momento, a corrida tornou-se solitária para o francês. No entanto, Quartararo continuou a pressionar e reduziu constantemente a diferença para o piloto à sua frente, mas não conseguiu. No entanto, como o líder da corrida Jorge Martin caiu na penúltima volta, Quartararo cruzou a linha de chegada em 11º lugar, a 17,235s do primeiro.
Gardner arrancou de P21 e ganhou alguns lugares nas primeiras curvas antes de se fixar no 20º lugar. Ele se envolveu em uma batalha com Johann Zarco e Stefan Bradl. O australiano tentou defender a sua posição, mas acabou por ter de ceder. Depois concentrou-se em fazer tempos por volta constantes e não cometer erros, que podem surgir facilmente em Sachsenring. Gardner foi bem sucedido e terminou o GP da Alemanha em 20º lugar, a 50,115s do vencedor.
Com os resultados de hoje, Quartararo mantém-se no 15º lugar da classificação geral com 44 pontos. O lesionado Rins passou para a 21ª posição com 8 pontos. Gardner não marcou pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP mantém o 9º lugar no campeonato de equipas com 52 pontos, e a Yamaha mantém a 4ª posição no campeonato de construtores com 48 pontos.
Fabio Quartararo(#20 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P11: “Foi um GP difícil, mas hoje correu muito melhor do que o esperado. Falhámos muito no início com os pneus novos, mas terminei mais ou menos com a mesma distância para o vencedor que tinha na corrida de Sprint de ontem, por isso acho que isso é muito bom. Sabemos onde podemos melhorar. Penso que a segunda parte da época vai ser melhor e penso que vamos melhorar. Fizemos progressos desde o início do ano. Estamos a trabalhar arduamente e os resultados ainda não o demonstram, mas estamos no bom caminho e espero que em breve possam ver os passos que demos.”
Remy Gardner (#42 Monster Energy Yamaha MotoGP™)-P20: ” Fizemos uma alteração na afinação para melhorar as minhas sensações com a mota. Senti uma diferença no Warm Up e pensei que podíamos fazer uma boa corrida. O ritmo até à 10ª volta foi muito bom. Estava a lutar com o Zarco e o Bradl, a tentar apanhar o Mir, e estive na frente do Bradl durante 8-9 voltas, o que foi bom. Não sabia como gerir a perda de rendimento do pneu traseiro nas últimas 10 voltas, mas isso deve-se à experiência. Ainda assim, se compararmos o meu ritmo com o pneu traseiro médio entre a corrida de Sprint de ontem e a corrida de hoje, o ritmo de hoje é muito melhor. Espero ter dado um bom feedback e um ponto de vista diferente, e espero que a Yamaha possa tirar alguns pontos positivos disso.”
Massimo Meregalli (Diretor de Equipa): “Antes de mais, quero aproveitar para felicitar o Fabio pela sua 100ª corrida na Classe Rainha. Parece que foi ontem que ele se juntou à Yamaha na equipa satélite e agora é difícil imaginar um GP sem ele. Em todos estes 100 GPs o Fabio deu o seu melhor, e esta corrida não foi exceção. Hoje, isso resultou no 11º lugar. Ele pode ter a certeza que durante a pausa de verão a Yamaha vai continuar a trabalhar para se preparar para a segunda metade da época. Finalmente, gostaria de agradecer ao Remy por se ter juntado a nós este fim de semana. Ele tem sido muito profissional e foi ótimo trabalhar com ele. Foi como que atirado para o fundo do poço e lidou muito bem com a situação e os dados que recolheu para nós este fim de semana vão ser bem utilizados nas próximas semanas enquanto nos preparamos para o GP de Inglaterra.”
A Monster Energy Yamaha MotoGP Team vai agora desfrutar de uma pausa de três semanas antes de viajar para a pista de Silverstone para retomar a ação de corrida com o início da segunda metade da temporada de MotoGP de 2024. O Monster Energy Grande Prémio de Inglaterra terá lugar de 2 a 4 de agosto.