foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Luca Marini conseguiu seu melhor resultado de Grande Prémio da temporada antes de ser penalizado após a corrida, o que o tirou dos pontos. O companheiro de equipe da Repsol Honda Team, Joan Mir, é forçado a se aposentar mais cedo.
Usando orgulhosamente a deslumbrante pintura inspirada no NS500 de Freddie Spencer de 1983, a Repsol Honda Team se destacou da multidão enquanto o Campeonato Mundial de MotoGP celebrava 75 anos de corrida no GP Britânico. Uma visita do próprio homem, Freddie Spencer, e seu compatriota, Randy Mamola, antes da corrida destacou ainda mais a história inigualável da Honda no motociclismo de Grande Prémio.
Tendo estado consistentemente na frente da batalha da Honda durante todo o fim de semana, Luca Marini continuou a mostrar sua forma com uma largada relâmpago – saltando instantaneamente para as posições de pontuação a partir do 19º lugar no grid. Mantendo Zarco afastado durante a maior parte da corrida, Marini cruzaria a linha em 15º lugar, entrando no modo de gerenciamento nas etapas finais do GP de 20 voltas. Infelizmente, uma penalidade de 16 segundos na pressão dos pneus após a corrida o tirou dos pontos.
Não havia nada para escolher entre Joan Mir e seu companheiro de equipe durante grande parte da corrida, mudanças noturnas na máquina do #36 lhe deram suas melhores sensações do fim de semana. Trabalhando para se conservar para o final da corrida, Mir estava planejando seu próximo movimento quando uma luz de advertência o forçou a entrar nos boxes e encerrou seu Grande Prêmio da Grã-Bretanha. O #36 estava confiante em marcar pontos e está pronto para retornar à sua forma de início do ano na próxima rodada.
Luca Marini (#10 Repsol Honda Team)-P15:“É bom poder continuar lutando para ser o primeiro piloto Honda durante todo o fim de semana, este é um bom passo comparado a onde estivemos. Ainda estamos muito longe de onde queremos estar, mas acho que estamos obtendo cada vez mais informações sobre onde e como trabalhar. Hoje lutamos nas voltas iniciais, mas a partir do meio da corrida fomos bastante competitivos comparados ao grupo.”
Joan Mir (#36 Repsol Honda Team)-DNF: “Meus sentimentos na corrida foram os melhores de todo o fim de semana. Modificamos um pouco a configuração e foi a escolha certa. Eu estava logo atrás de Luca, controlando a vida útil do pneu traseiro e esperando o melhor momento para fazer uma jogada. Infelizmente, quando Morbidelli passou, um aviso apareceu no painel e tive que me retirar. Agora vamos verificar a moto. É uma pena porque acho que poderia ter marcado pontos hoje.”
O paddock do Campeonato Mundial de MotoGP e a Repsol Honda Team agora viajam para a Áustria para a 11ª rodada da temporada de 2024 – o Motorrad Grand Prix von Oesterreich de 16 a 18 de agosto.