foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A equipa CryptoDATA RNF MotoGP Team teve um domingo fantástico no Grande Prémio de Inglaterra com o melhor resultado de Miguel Oliveira em P4 e Raul Fernandez em P10. Apesar de algumas mudanças nas condições climatéricas, ambos tiveram um desempenho impressionante, mantendo-se mesmo em duas rodas quando a chuva se instalou e travando algumas lutas fortes.
Miguel Oliveira, que partia da P16 da grelha, rapidamente ganhou terreno e já estava na P14 no primeiro sector e ganhou mais uma posição no final da primeira volta. Lançou-se para a frente ganhando uma posição em cada volta até ser sexto na sétima volta. A partir daí, foram necessárias algumas voltas para chegar ao top 5. A oito voltas do fim, a chuva ligeira começou a cair e tornou as condições muito complicadas. No entanto, o português manteve o seu bom ritmo e recuperou quatro segundos para se aproximar do grupo da frente. Aí, lutou pela P3 a duas voltas do fim e acabou por cruzar a linha de meta na quarta posição, sendo o melhor piloto independente da categoria rainha.
Do mesmo modo, Raul Fernandez fez um excelente nono Grande Prémio de 2023. Arrancou da P20 após uma qualificação difícil ontem, mas recuperou muito terreno nas primeiras voltas. Já estava dentro da posição de pontuação na segunda volta e em P13 na sexta volta. Quando a chuva começou a cair, ele conseguiu manter a cabeça baixa e foi recompensado com mais progressos. A cinco voltas do fim, estava em 11º e assumiu a P10 com duas voltas de vantagem, que conseguiu manter em cima da linha. Desta forma, garantiu o seu melhor resultado da época até ao momento.
Daqui a menos de duas semanas, o Campeonato do Mundo de MotoGP desloca-se para a Áustria para a 10ª ronda de 2023 e para o Grande Prémio em casa da CryptoDATA.
Miguel Oliveira (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “Estou contente! Claro que, quando se termina tão perto do pódio e tendo estado em terceiro algumas vezes na última parte da corrida, é uma pena. Mas estou contente por começar a segunda metade da época de uma forma positiva, o que nos motiva definitivamente a continuar. No entanto, a nossa abordagem é fazer corrida a corrida e tentar fazer o melhor que pudermos. Também estou muito contente por o Aleix (Espargaro) ter ganho a corrida, ter três Aprilia nos cinco primeiros nesta pista dá-nos uma boa sensação.”
Raul Fernandez (CryptoDATA RNF MotoGP Team): “A corrida foi boa, aprendi muito. Estive com o Marc (Marquez), o Fabio (Quartararo) e o Enea (Bastianini) durante quase toda a corrida e penso que fiz um bom trabalho. Mas na última parte da corrida, com a chuva, foi um pouco difícil de gerir e eu não queria cometer um erro e correr muitos riscos, por isso salvei a posição em que estava. Esta é a minha melhor corrida do ano e estou a tirar muita experiência para o futuro e sei que podemos fazer mais.”