- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Trackhouse Racing procurava uma recuperação na Áustria após a desilusão do Grande Prémio de Inglaterra e uma dupla desistência na gravilha após apenas três curvas. A Áustria apresenta um desafio particular para os travões e pneus que, com as suas novas atualizações aerodinâmicas, seriam especialmente exigentes nas duas motos Trackhouse RS-GP24. Os treinos livres de sexta-feira não deram os resultados que o #88 Miguel Oliveira, ou o seu companheiro de equipa #25 Raul Fernandez, procuravam, mas as exibições de sábado mostraram progressos, mais claramente para o #88. Infelizmente, a corrida Sprint não rendeu pontos à equipa – Miguel teve dificuldades em sair das curvas e acabou por sofrer com travões fracos e aumento da pressão dos pneus dianteiros, enquanto Raul foi prejudicado pela falta de conforto com pneus de borracha macia.

Para o Grande Prémio da Áustria de domingo, disputado no calor e elevada humidade que persistiu nas montanhas da Estíria durante toda a corrida, o ritmo de corrida de ambos os pilotos mostrou-se promissor e com ganhos a partir de sexta-feira. Tanto Miguel como Raul fizeram tempos por volta iguais aos dos dez primeiros, mas tiveram dificuldade em ultrapassar e progredir no trânsito.

Fora das pistas, a Trackhouse Racing fez manchetes na quinta-feira na Áustria, anunciando um contrato de dois anos com o desafiante de Moto2, Ai Ogura, para se juntar à equipa no final da temporada. O jovem piloto japonês vai substituir Miguel Oliveira, que irá para novas pastagens em 2025. Ai torna-se o primeiro piloto a passar da iniciativa Asia Talent Cup da promotora da série Dorna – encontrando jovens talentos no coração do motociclismo da Ásia-Pacífico – para o na categoria rainha e, ao fazê-lo, dá à Trackhouse uma perspetiva extremamente entusiasmante para o futuro e uma forte dupla ao lado do #25 Raul Fernandez, que já confirmou mais dois anos com a equipa americana de MotoGP. Com mais 9 jornadas restantes no Campeonato do Mundo de MotoGP de 2024, a equipa está totalmente empenhada em garantir que Miguel tenha total apoio na sua busca para somar ao seu total de 5 vitórias em Grandes Prémios na sua carreira até à data e estará de olho em Ai Ogura na sua busca para conquistar a coroa de Moto2 antes de se juntar à Trackhouse Racing.

Para o #88 Miguel Oliveira, que largou de 13º na grelha com a sua Trackhouse Aprilia RS-GP24, o progresso com ritmo e a sensação na moto foram crescendo ao longo do fim-de-semana de corrida na Áustria. Optando por rodar com pneus slicks de composto médio da Michelin à frente e atrás nas 28 voltas do Grande Prémio, as condições quentes e húmidas prometiam uma corrida desafiante. Fora da linha, no arranque, a primeira volta de Miguel viu-o arrastar-se de volta para o pelotão, contornando as fortes ondulações de travagem do Red Bull Ring. Mas, na volta 11, conseguiu voltar ao 13º lugar e tinha um ritmo de corrida forte com a capacidade de correr com as motos à frente. Na volta 18, melhorou mais uma posição para 12º e foi brevemente melhor na penúltima volta. Cruzar a linha em 12º depois de 28 voltas exigentes física e mecanicamente significou que estava nos pontos, marcando mais 4 pontos e elevando o seu registo no Campeonato do Mundo para 55, o que o mantém em 13º na classificação geral de Pilotos de MotoGP.

Miguel Oliveira (#88 Trackhouse Racing)-P12: “Tive um arranque decente, mais ou menos, mas não tão bom como ontem. Mas, na curva 3 fui ultrapassado pelo Marc (Marquez) – ao ‘estilo Marc’ – e acabei por perder posições,  demorei duas a três voltas para ultrapassar cada piloto. A pressão dos pneus dianteiros aumentava cada vez que conseguia um pouco de ar limpo, acho que tenho as melhores afinações relativamente aos outros pilotos da Aprilia, mas as primeiras voltas, depois do bom arranque, o incidente inicial custou-me bastante em termos de resultado final.”

Raul Fernandez alinhou para o Grande Prémio da Áustria de domingo na 20ª posição com o seu #25 RS-GP24. Tendo lutado para encontrar boas sensações numa moto à qual ainda se está a adaptar, tendo começado a temporada com a Aprilia de 2023, a sua falta de ritmo com os pneus de composto macio Michelin tornou a qualificação e a corrida Sprint de sábado particularmente desafiantes. Com a perspetiva de trânsito intenso na corrida, Raul optou pelo pneu de composto médio tanto à frente como atrás. Saindo da linha com força, Raul conquistou 6 posições na volta 1 até 14º e na volta seguinte subiu para 13º. Foi marcada mais uma volta e ultrapassou Miguel para o 12º lugar, onde se manteve até ao 18º tempo, altura em que os dois trocaram de posição. Mantendo-se atrás do #88 nas 5 voltas seguintes, Raul começou a perder terreno e finalmente posições antes de ser forçado a abandonar devido a uma falha técnica na moto que causou instabilidade e a equipa, juntamente com a Aprilia, estão a investigar a causa . Um final frustrante para uma corrida que prometia muito e que acabou com Raul fora dos pontos.

Raul Fernandez (#25 Trackhouse Racing)-DNF: “Tivemos um problema mecânico do meio para o fim da corrida que a equipa precisa de analisar – mas isso parece fazer parte do jogo e penso que, durante a corrida, demos um passo muito bom com a moto e consegui travar onde queria. Na primeira parte da corrida, vi que temos mais ou menos o mesmo ritmo dos pilotos de fábrica porque vi alguns dos pontos de referência deles em diferentes partes da pista. Embora tenha tentado terminar a corrida para a equipa, foi muito decepcionante voltar à box. Sabemos que esta pista é bastante difícil para a nossa moto e ainda assim tivemos uma boa corrida até termos problemas.”

Davide Brivio ( Diretor de equipa) : “No papel os resultados não parecem tão bons, mas penso que este fim-de-semana foi positivo em alguns pontos – o Miguel fez duas boas corridas, com um ritmo forte e os resultados foram provavelmente prejudicados pela sua posição inicial. e com o Raul tivemos um problema na corrida principal. Ele não conseguiu usar o pneu no final e estamos a analisar isso, mas ele estava numa boa posição, a manter o ritmo, por isso é uma pena novamente. aspectos positivos deste fim-de-semana. O Miguel com potencial para se sentir confortável entre os dez primeiros e o Raul a progredir na sua moto de 2024 – aprendendo o tempo todo;

- Pub -

Deixe o seu comentário