- Pub -
foto: Sports images/Christian Bourget

Francesco Bagnaia e a Ducati Lenovo Team encerraram a temporada 2023 do Campeonato do Mundo de MotoGP no topo do pódio ao vencerem a corrida de 24 voltas no Circuito de Barcelona-Catalunha. Enea Bastianini cruzou a linha de meta em sétimo lugar.

Bagnaia fez a partida perfeita da pole position e manteve-se na liderança até à bandeira axadrezada a bordo da sua Desmosedici GP. Graças ao resultado de hoje, Pecco eleva para onze o número de vitórias na corrida de domingo (para além das sete vitórias na corrida de Sprint), terminando a edição de 2024 do Campeonato do Mundo de MotoGP em segundo lugar, a 10 pontos do vencedor do título Jorge Martín.

Bastianini teve um bom arranque a partir da terceira linha e regressou ao quarto lugar. No início da oitava volta, Enea foi para fora na curva um e perdeu vários lugares, acabando por ser sétimo na bandeira axadrezada. Bastianini termina a época em quarto lugar, com duas vitórias na corrida de domingo – e uma vitória na corrida de Sprint de sábado.

A Ducati termina a época com o título do Campeonato de Construtores, com a Ducati Lenovo Team a vencer o Campeonato do Mundo de Equipas.

A Ducati Lenovo Team vai voltar à ação esta terça-feira em Montmeló para o primeiro teste oficial da temporada de 2025, com a nova formação de pilotos composta por Francesco Bagnaia e Marc Márquez.

Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team)-P1:“Sabíamos desde o início que seria difícil dar a volta à situação, mas mesmo assim fizemos o que tínhamos de fazer. O Jorge fez um bom trabalho e o centro do palco é todo para ele hoje, ele é realmente um grande piloto. Provámos o nosso valor este ano e os nossos números confirmam-no; no futuro, teremos certamente de minimizar os erros e os DNF, que, de qualquer forma, fazem parte deste desporto. Cada época é importante e não há mal nenhum em perder; foi um 2024 cheio de satisfação, apesar do resultado final. Vamos tentar novamente no próximo ano”.

Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team)-P7: “Foi uma corrida desafiadora desde o início, pois tive dificuldades especialmente com a aderência total. Aconteceu várias vezes este ano que não fui capaz de ser tão competitivo no domingo, em comparação com o desempenho na corrida de Sprint. Tentei continuar a esforçar-me, mas não estava nas condições certas para me sair bem hoje. Sinto que sou um piloto muito diferente em comparação com o início da época: melhorámos muito ao longo do ano e espero poder levar esta importante experiência comigo e fazê-la valer no futuro. Gostaria de felicitar o Jorge (Martín): ele fez realmente uma grande época, gerindo as coisas da melhor forma. Hoje também esteve bem, porque as condições não eram fáceis. Estou contente por ele”.

Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse): “Foi uma época realmente incrível para a Ducati, uma época em que foram batidos inúmeros recordes; esta é a prova do excelente trabalho feito por todos, tanto na pista como na sede em Borgo Panigale. Por muito fácil que pareça no papel, o Jorge (Martín) fez um excelente trabalho para manter a concentração e trazer o título para casa depois de uma época quase perfeita. Gostaria de o felicitar e agradecer-lhe por ter levado uma Desmosedici GP ao objetivo final mais uma vez. Os números do Pecco têm sido fantásticos este ano e o seu talento é inquestionável: infelizmente, por vezes as coisas não correm como gostaríamos e os resultados nunca são um dado adquirido, mas esta é a beleza das corridas. Gostaria também de agradecer ao Enea por estas duas épocas juntos e estou feliz por ele ter conseguido voltar a mostrar todo o seu potencial, depois de um 2024 que certamente não foi fácil. Agora é tempo de celebrar, antes de iniciar os preparativos para a nova época, com o objetivo de continuar a melhorar e permanecer como o ponto de referência em termos de construtores no MotoGP.”

- Pub -

Deixe o seu comentário