- Pub -
foto: Kiril Janackov

Destaques da Tissot Superpole

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) dominou a sessão de 15 minutos da Tissot Superpole para conquistar a segunda pole position consecutiva. O rookies bateu o recorde de volta em Motorland Aragon com um tempo de 1’47.840 para conquistar a pole com mais de três décimos de segundo

Andrea Iannone (Team GoEleven) qualificou-se na primeira linha da grelha pela quinta vez em 2024 a bordo da sua Ducati Panigale V4R, com o construtor italiano a completar o seu primeiro 1-2-3-4 na grelha desde 2004

Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) qualificou-se na primeira linha da grelha pela primeira vez este ano, enquanto Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) regressou à ação pela primeira vez desde a ronda de França ao qualificar-se como o quinto mais rápido.

Classificação Tissot Superpole

Destaques da Corrida 1

A Corrida 1 teve bandeira vermelha devido a uma queda de Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) na Curva 5. Com um Procedimento de Reinício Rápido decretado, Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) retirou-se da corrida com um problema técnico na volta de aquecimento.

Quando a corrida de 17 voltas começou Andrea Iannone fez o holeshot. O italiano liderou um grupo de nove pilotos durante o primeiro terço da corrida. O italiano foi ultrapassado pelo seu compatriota Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) na oitava volta, mas Iannone reafirmou de imediato a sua supremacia. Tendo liderado todas as voltas, exceto uma, foi um desempenho dominante do rookies, que se tornou o oitavo vencedor diferente em 2024. Iannone provou a sua velocidade ao estabelecer a volta mais rápida da corrida na penúltima volta. O sucesso de Iannone torna-o no quarto vencedor pela primeira vez em 2024

Depois de ter falhado as seis corridas anteriores, o regresso de Toprak Razgatlioglu fez com que a estrela turca rodasse nas posições do pódio durante toda a corrida. No final, o piloto turco nunca liderou uma volta, mas ao terminar na segunda posição conquistou 20 pontos importantes para o seu campeonato.

Apesar de partir da quarta linha da grelha, Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) conseguiu fazer um progresso constante. O americano foi promovido a oitavo da grelha com Lowes e Bulega à margem, mas à medida que a corrida avançava conseguiu entrar na luta pelo pódio. A meio da corrida conseguiu apanhar Razgatlioglu e Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) e conseguiu estabelecer tempos consistentes para se aproximar das posições do pódio. A cinco voltas do final, Razgatlioglu estava de novo na frente, mas Gerloff manteve-se forte para conquistar o seu segundo pódio da campanha.

Começar na primeira linha da grelha deu a Bautista a oportunidade ideal para lutar pela vitória da corrida. Um mau arranque fez com que o espanhol caísse para a sexta posição na primeira volta, mas à medida que a corrida progredia o seu ritmo melhorou e lutou com Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) e Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) antes de passar para a quarta posição na 10ª volta. Apesar de ter efectuado voltas mais rápidas do que os pilotos à sua frente, Bautista não foi capaz de atacar e terminou na quarta posição. Menos de meio segundo separava Razgatlioglu de Bautista no final da corrida

Iker Lecuona e Xavi Vierge continuaram a forte forma da Honda. Pela sétima corrida consecutiva, os dois pilotos da Honda conseguiram terminar entre os dez primeiros. Depois de se ter qualificado na terceira linha, Lecuona terminou na sexta posição.

Andrea Iannone (Equipa GoEleven)-P1: “Desde o início da corrida que tive muitas dificuldades com o pneu da frente. Volta a volta comecei a sentir-me bem. Nas últimas cinco ou seis voltas estava mesmo confiante com a mota. Quero agradecer à minha equipa por ter feito um excelente trabalho. Ganhar hoje não foi apenas ganhar uma corrida, ganhei a corrida da minha vida. Nunca desisti e mostrei que sou forte e isso é o mais importante. A corrida foi boa e estou a viver o sonho mais uma vez. Voltar e sentir-me assim é especial. Lutei tanto nos últimos quatro anos para regressar e nunca imaginei que iria ganhar no meu primeiro ano de regresso. Quero agradecer à Ducati e à Equipa GoEleven pelo seu apoio.”

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team)-P2: “Sinto-me muito bem porque depois daquele grande acidente voltei e terminei no pódio. É incrível, mas não estou totalmente feliz porque não consegui lutar pela vitória durante as últimas voltas. O meu pneu dianteiro estava a cair e só consegui lutar pelo segundo lugar. Tentei apenas conduzir a moto, mas o Andrea estava a andar muito bem e o seu ritmo era inacreditável. Amanhã temos mais duas corridas e vou tentar dar o meu melhor novamente. Senti-me no limite durante toda esta corrida, especialmente com o travão motor, que não estava a funcionar bem. Só precisamos de melhorar algumas coisas para amanhã.”

Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW)-P3:“Senti-me muito bem no final da corrida. Ainda tinha um pouco de energia no depósito e estava a tentar alcançar o Andrea. Tanto o Andrea como o Toprak estavam a rodar muito bem, por isso tentei manter-me calmo. Pensei que ia reduzir a diferença nas últimas voltas, mas isso não aconteceu. Quando o Álvaro me passou na última volta, pensei: “Não vou desistir de mais um pódio”. Por isso, fui em frente e estou contente por estar de volta ao pódio. A moto está óptima e espero que consigamos encontrar alguma consistência nas próximas corridas.”

Classificação Corrida  1      Classificação do Campeonato

 

- Pub -

Deixe o seu comentário