foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Enea Bastianini regressou à sua melhor forma com uma sensacional vitória no Grande Prémio da Malásia em Sepang, depois de liderar a corrida de 20 voltas desde a curva 1 até à bandeira axadrezada. Foi a primeira vitória de Enea para a Ducati Lenovo Team, a quinta vitória da carreira no MotoGP, a primeira desde Aragão 2022 e o primeiro pódio desde a corrida da Malásia do ano passado.
As 4 primeiras posições mantiveram-se inalteradas durante toda a corrida, com Bastianini a marcar o ritmo e a terminar com 1,5 segundos de vantagem sobre Alex Marquez (Gresini Racing). Na luta pelo último lugar do pódio, Bagnaia e Jorge Martin (Pramac Racing) tiveram duas escaramuças nas primeiras voltas, mas Pecco conseguiu distanciar-se confortavelmente para colocar uma diferença de 3,5 segundos entre ele e o espanhol na bandeirada.
Com o terceiro lugar de hoje, a vantagem de Bagnaia sobre Martin aumentou para 14 pontos, com duas rondas por disputar e 74 pontos em disputa. Foi mais uma vez um triunfo total da Ducati, com o fabricante italiano a colocar três motos no pódio pela sétima vez este ano.
Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team) P1 : “É fantástico e emocionante voltar a ganhar depois de um período difícil. Hoje não queria mais nada, só queria ganhar, não me importava com o resto, e sabia que o podia fazer. Na corrida, esforcei-me desde a partida, tal como na qualificação, mantendo a diferença, mas estava totalmente no limite e não podia dar mais nada, mas, no final, a vitória chegou. Penso que algo explodiu dentro de mim este fim de semana e voltei a divertir-me. Certamente, uma das chaves é que modificámos a estratégia de travagem do motor, em sintonia com o que vimos na Tailândia. O que também mudou foi o facto de eu não estar constantemente a cometer erros na travagem, o que até há pouco tempo acontecia todas as voltas. Sempre disse que quando voltamos a divertir-nos, também andamos muito mais depressa.”
Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team) P3 : “Foi muito importante terminar à frente do meu rival hoje. Não foi fácil porque, depois da nossa batalha, tentei apanhar os outros dois, mas foi muito arriscado porque, assim que me aproximei do Alex, tive problemas com demasiados problemas de pneus na frente e foi melhor terminar a corrida e conquistar os pontos. Estou muito contente com tudo, conseguimos ser competitivos desde a partida do fim de semana e fiz a pole pela primeira vez desde Barcelona. Agora vamos mudar para o Qatar, que é outra pista onde normalmente ando depressa. Lá será a mesma situação e será importante lutar como fizemos hoje e dar o máximo”.
Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse): “Foi um grande fim de semana para a Ducati Lenovo Team. Ambos os pilotos com as nossas Desmosedici GP, foram competitivos e quero agradecer a todos os que trabalham aqui e na fabrica porque estão a fazer um trabalho fantástico e estamos a ter uma época verdadeiramente superlativa. Dito isto, também estou muito feliz pelo Enea. Depois de todos os infortúnios que teve este ano, conseguiu finalmente alcançar um resultado muito importante que, creio, aumenta o moral e a confiança dele e de toda a equipa. Parabéns também ao Pecco que, com o seu terceiro lugar após um fim de semana forte, tornou o dia ainda mais bonito para nós!”