foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
A sexta-feira pertence a um Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) muito rápido, depois de uma volta tardia ter feito o italiano ultrapassar o compatriota Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) sob as luzes da noite no Grande Prémio do Qatar da Qatar Airways. Marc Marquez garantiu que duas máquinas da Ducati Lenovo Team estivessem entre as três primeiras, enquanto o Campeão do Mundo Jorge Martin (Aprilia Racing) faz o seu muito aguardado regresso à ação de MotoGP – e, felizmente, foi um dia sem problemas para o #1.
A LUTA PELA Q2 NA SEXTA-FEIRA
Com o aproximar da hora de ataque, Alex Marquez liderou com 1:51.704, com os três primeiros, incluindo Bagnaia e Marc Marquez, separados por 0,092s. Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) estava a divertir-se nos primeiros 40 minutos, o espanhol foi o quarto mais rápido, à frente dos dois pilotos da Pertamina Enduro VR46 Racing Team – Morbidelli e Fabio Di Giannantonio.
A 15 minutos do fim, começaram a surgir os primeiros tempos por volta em borracha macia Michelin. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) e Jack Miller (Prima Pramac Yamaha MotoGP) colocaram as suas YZR-M1s no top 10 antes de os postes da meta serem movidos significativamente – primeiro por Morbidelli, depois por Bagnaia. O primeiro ataque deste último foi com 1:50,975, 0,2s à frente do seu colega italiano, enquanto Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing) saltava para a P3 à frente de Viñales.
Mas isso não durou muito tempo. Di Giannantonio saltou para a P3 antes de Marc Marquez passar para a P2, a 0,022s de Bagnaia. Depois de uma ligeira pausa nos procedimentos, apertámos os cintos para a última série de voltas rápidas em Lusail na sexta-feira.
Quartararo foi o grande protagonista. O Campeão do Mundo de 2021 ascendeu à P5 a partir de fora do top 10, mas rapidamente se tornou P6, com Di Giannantonio a melhorar o seu PB e a chegar à P3. Miller caiu pela segunda vez hoje, com o australiano a cair na Curva 7, o que levou às bandeiras amarelas.
Isso significou que muitos pilotos tiveram uma última oportunidade de jogar os dados dos treinos. Um deles foi Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP), o rookies subiu para a P9, enquanto Johann Zarco (LCR Honda Castrol) conseguiu uma última volta para se distanciar de Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP) na Q2.
OS CANDIDATOS AUTOMÁTICOS À Q2 EM DOHA
O vencedor do pódio de Austin, Di Giannantonio, vai para sábado em quarto lugar atrás do trio da frente, com o líder do Campeonato Alex Marquez a 0,4s do ritmo de Morbidelli na P5. A já mencionada volta de topo de Quartararo significa que ‘El Diablo’ não tem de se preocupar com a Q2, a estrela da Yamaha foi o sexto mais rápido à frente de Acosta, Viñales, Aldeguer e Zarco.
O CAMPEÃO REGRESSA
Sem surpresa, dadas as circunstâncias, Martin vai enfrentar a Q1 – mas isso está longe de ser o objetivo. Foram completadas 20 voltas na sexta-feira à noite para o atual Campeão e ficar a 1,5s do primeiro lugar indica que foi um bom primeiro dia de regresso ao novo escritório. Foi ótimo ver o vencedor do título de 2024 de volta, agora vamos ver se Martin consegue montar um ataque aos dois primeiros na Q1 no sábado…