- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, esticou as pernas da sua YZR-M1 na corrida de 22 voltas do Grande Prémio do Qatar. Ele subiu um total de seis lugares para ficar em 7º na bandeira axadrezada. Franco Morbidelli teve uma boa partida, mas teve dificuldades em fazer o que queria. Envolveu-se numa dura batalha pelo 15º lugar, mas acabou por terminar em 16º.

Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, tirou o máximo partido do seu ritmo no Circuito Internacional de Lusail na corrida desta noite do Grande Prémio do Qatar. Ele lutou para abrir caminho através do pelotão para chegar ao 7º lugar. Franco Morbidelli não teve o desempenho que esperava. Ainda assim, ele lutou por um ponto no campeonato antes de terminar em 16º lugar.

Quartararo _ Corrida Qatar

Quartararo teve uma partida melhor do que ontem, partindo de P13, e subiu para décimo primeiro após a primeira volta. Precisou de cinco voltas para ultrapassar Marco Bezzecchi e depois tinha uma diferença de quase 1s para quatro pilotos que lutavam pelo sexto lugar. O francês estava a perseguir o compatriota Johann Zarco, e a meio da etapa conseguiu mudar a sua posição. El Diablo estava então logo atrás de Jorge Martin e Marc Marquez. Martin e Quartararo passaram juntos por Marc Marquez, e o homem da Yamaha lançou imediatamente um ataque a Martin para ficar em sétimo.

Com o ar livre à sua frente, o número 20 baixou a cabeça. Ele teve de recuperar 2,5s para se juntar aos pilotos que lutavam pelo quarto lugar na altura, mas Quartararo não se importa com trabalho árduo. Conseguiu reduzir a diferença e perseguiu Alex Marquez na última volta, mas não conseguiu efetuar uma manobra de ultrapassagem. Terminou em sétimo lugar, a 0,208s do piloto da frente e a 7,828s do primeiro.

Morbidelli fez uma primeira volta limpa nesta ronda. Partindo da 18ª posição da grelha de partida, ele chega ao 13º lugar. Após seis voltas, envolveu-se numa batalha com Enea Bastianini. O homem da Yamaha inicialmente manteve-se firme, mas acabou por ter de abandonar a sua posição e também perdeu um lugar para Joan Mir a meio da corrida. A última metade da sua corrida consistiu numa batalha com Raul Fernandez. Embora Morbidelli tenha conseguido sair vitorioso, perdeu uma posição para Augusto Fernandez na fase final. Ele cruzou a linha de chegada em 16º lugar, 0,019s atrás de Augusto Fernandez e a 21,474s do vencedor da corrida.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) P7:” Foi uma boa corrida e um bom regresso. Tive uma óptima partida – não como ontem. Mas estava à espera de um resultado melhor. A corrida foi mais rápida do que ontem, quando tínhamos mais capacidade para fazer os tempos por volta. Mas este era o nosso ritmo, era o melhor que podíamos fazer. O nosso ritmo foi bom. Alcancei o grupo à minha frente muito rapidamente. A última volta com o Alex Marquez foi muito difícil. Eu estava mais rápido, mas não o consegui ultrapassar. Mas acho que podemos estar contentes com a nossa corrida e com o que fizemos hoje e neste fim de semana.”

Morbidelli_ Corrida Qatar

Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™) P16: “Foi uma corrida estranha. Estava à espera de um tipo de desempenho totalmente diferente. A sensação com o pneu não era normal. Fui mais rápido no Warm Up com os pneus usados de sexta-feira e em condições de calor do que fui esta noite com pneus novos e em modo de corrida. É assim nesta pista.”

Massimo Meregalli (Diretor de Equipa): ” Sabíamos que a corrida de hoje seria uma batalha muito dura. O Fabio teve uma partida melhor do que ontem e isso ajudou-o, mas depois perdeu algum tempo atrás do Marco Bezzecchi. Quando o ultrapassou, Fabio pôde mostrar o seu ritmo, o que foi muito bom. A forma como fechou as grandes diferenças foi impressionante. Esteve forte até ao fim e, se a corrida tivesse sido mais longa, penso que também teria conseguido ultrapassar os pilotos diretamente à sua frente. O Franky também teve uma boa partida, mas o desempenho que teve na Malásia nunca se materializou aqui. Vamos analisar os dados para descobrir o que o impediu de ser mais rápido. Tentaremos novamente na próxima semana, no último GP da época. Estamos ansiosos por encerrar o programa de 2023 da melhor forma possível.”

- Pub -

Deixe o seu comentário