As notas falsas retiradas de circulação em Portugal aumentaram 43 por cento nos primeiros seis meses deste ano, face ao semestre anterior, e quase metade das notas de euro contrafeitas eram de 50 euros, segundo o Banco de Portugal.

Ao todo foram retiradas de circulação 6.190 notas no primeiro semestre, mais 43 por cento que no semestre anterior.

O número de contrafações apreendidas tinha diminuído no segundo semestre do ano passado, mas os valores dos períodos anteriores a esse semestre foram retomados agora nos primeiros seis meses deste ano, segundo o supervisor financeiro.

Apesar de a quantidade de notas apreendidas este ano ter aumentado 43 por cento em relação ao semestre anterior, decresceu 12 por cento face ao primeiro semestre de 2012.

O Banco de Portugal salienta ainda que as notas apreendidas em Portugal constituíram apenas dois por cento da totalidade de notas de euro contrafeitas que foram apreendidas no Eurosistema nos primeiros seis meses deste ano.

Segundo o Banco Central Europeu (BCE), entre janeiro e junho deste ano, foi retirado de circulação um total de 317.000 notas de euro contrafeitas, mais 26,3% que no período homólogo de 2012 e mais 13,2% que no segundo semestre de 2012.

in DN
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.