A Airbus tem um projeto de carro voador autónomo para uma única pessoa que consegue descolar e pousar verticalmente. Chamado Vahana, este veículo quer ser o táxi do futuro, e agora temos algumas imagens conceituais dele.

Enquanto muitas empresas tentam criar veículos autónomos, a Airbus tem uma ideia um pouco mais avançada e quer um carro que também seja voador. Eles postaram recentemente algumas imagens conceituais do Vahana no Medium.

O projeto é recente – o desenvolvimento foi iniciado no começo de 2016 pela A³, braço da Airbus no Vale do Silício. A empresa tem planos para um futuro próximo: eles querem que um protótipo de tamanho completo seja produzido até o fim de 2017, e um modelo de demonstração está previsto para 2020.

A ideia é que o Vahana sirva para transportar uma pessoa para onde ela quiser ir, e tudo isso feito autonomamente. Seria como pedir um Uber, mas que voa e que não pode ser dividido com mais gente.

E se tudo der errado? O veículo seria equipado com um “para-quedas balístico que funciona até mesmo em baixas atitudes”. Ele ainda seria projetado para detectar automaticamente obstáculos e outras aeronaves com o uso de uma série de sensores que já estão disponíveis hoje em dia.

Ainda há um caminho bem longo para o Vahana percorrer antes de se tornar realidade, e é preciso que ele seja muito seguro antes de poder voar pelos céus do mundo. Ninguém vai querer arriscar entrar em uma nave sem saber se vai chegar no destino final, por mais legal e futurista que ela possa parecer.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.