Depois de o primeiro teste de preparação para a época de 2013, realizado em Valência, nos dias seguintes ao términus do campeonato final do ano passado, que não serviu de muito aos engenheiros das fábricas devido ao mau tempo, os pilotos estão ansiosos para voltar à pista e avançar seus programas depois de tanto tempo férias de inverno.
Temos como novidade a inclusão nestes testes o circuito do Texas no Circuito das Américas (prova estreante no Mundial ) para o qual a Repsol Honda agendou um teste privado em março, com a possibilidade das outras equipas também participarem.
2013 testes de pré-temporada
03-04 fevereiro – CRT MotoGP Sepang *
05-07 fevereiro – MotoGP: Sepang
12-14 fevereiro – Moto2/Moto3: Valencia
19-21 fevereiro – Moto2/Moto3: Jerez
26-28 fevereiro – MotoGP: Sepang
12-14 março – HRC MotoGP: Austin **
18-21 março – Moto2/Moto3: Jerez
23-25 março – MotoGP: Jerez
* (equipas de CRT com a Centralina única fornecida Magneti Marelli)
** O circuito, de Austin por ser novo tem suas complicações e para a Honda seria uma vantagem real testar o circuito, apenas algumas semanas antes da corrida, e assim afinar a mota.
Para a Yamaha isso significaria claramente uma desvantagem , e após consulta com seus dois pilotos, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, está a ponderar a possibilidade de aceitar participar também nos testes
.Ambos os pilotos da equipe têm demonstrado interesse em participar Yamaha no evento , embora a equipa japonesa ainda não tenha tomado a decisão de viajar para Austin com toda sua equipa ou, apenas uma mota e um piloto de testes para recolher os dados necessários ao desenvolvimento da moto.
Até ao momento , mais nenhuma equipa mostrou interesse em participar devido aos custos associados, de enviar para Austin as motos, pilotos e todo o pessoal acompanha cada equipa.
Se Yamaha decidir chegar a Austin com a Honda irá fazer uma das mais longas pré-temporada dos últimos anos, já que os seis dias de testes em Sepang, temos de acrescentar mais três em Jerez e os três do Texas, num total 12 dias, de preparação o que seria muito bom, tudo isto antes do começo da época , a 7 de abril na corrida noturna do Qatar.
Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade**02/02/2013** | mandrade@ipressglobal.com