O recente aumento do interesse dos sumos Detox, faz com que muitas questões se levantem sobre a qualidade destes para a saúde, ao mesmo tempo que se tenta estabelecer uma relação entre a ingestão destes sumos e o emagrecimento. A verdade é que os adeptos dos sumos Detox têm vindo a crescer no nosso país, multiplicando-se as receitas e as opiniões.

O iPressGlobal procurou respostas concretas sobre estes sumos numa conversa com Ana Sofia Silva(A.S.), Formadora na área Fitoterapia e Ortomolecular no Instituto Português de Naturologia.

iPG- Qual a função que os sumos verdes ou Detox desempenham no nosso organismo?

A.S.- A principal função é sem dúvida desintoxicar, daí o nome Detox. No entanto, vai depender da sua composição, a eficácia dessa sua ação. É importante diferenciar um sumo Detox de um sumo saudável. Estes são igualmente muito interessantes, mais pelo carácter nutricional e não tanto pela sua ação desintoxicante.

iPG- Qual a grande mais valia da ingestão deste tipo de sumos?

A.S.- No nosso dia-a-dia descuidamos muitas vezes a nossa dieta alimentar e acabamos por escolher o mais fácil e prático de confecionar. Esse tipo de alimentos vêm já muito processado, o que consequentemente implica pobreza de nutrientes e muitos aditivos, que irão promover um aumento de radicais livres, desequilíbrios nutricionais e toxicidade, sobrecarregando os órgãos de eliminação como o Intestino Grosso, Rins, Pele, Pulmões e nunca esquecendo o Fígado, que é o órgão que metaboliza todos os químicos, de forma a serem convenientemente excretados. A vantagem destes sumos é dar precisamente ao organismo tudo o que ele necessita para otimizar as funções de depuração/excreção e ao mesmo tempo dar um aporte nutricional para uma boa bioquímica no organismo.

iPG- É aconselhável substituir algumas das refeições diárias por um sumo Detox?

A.S.- Primeiro, é importante salientar que estes sumos devem ser consumidos fora das grandes refeições para que haja um bom processo digestivo e consequentemente uma boa absorção. Por isso ou o ingerimos no mínimo 30 minutos antes das refeições ou aproveitamos e ingerimos estes sumos nos intervalos da manhã e da tarde e aí sim, em substituição do bolo e do café… agora substituir uma grande refeição, não considero que seja uma opção.

Os sumos são um excelente complemento na nossa dieta, que sempre ouvimos dizer que deve ser variada e equilibrada, mas que infelizmente nem sempre se observa este facto.

iPG- Pode ser prejudicial ao organismo o consumo excessivo deste tipo de sumos?

A.S.- Como em tudo na vida devemos ter bom senso e aqui também se aplica. Estes sumos são ricos, ótimos e saudáveis, mas não podemos deixar de ter a já referida dieta variada e equilibrada, até porque é nessa variedade que iremos ter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Esses sumos são ricos em nutrientes, mas não em todos!

iPG- Estes sumos têm algum efeito em termos de função de emagrecimento?

A.S.- Sim, podem ter. Normalmente ao usarmos determinadas frutas e vegetais, que são ricas em fibras e com grande percentagem de água, acabamos por ter um sumo que vai estimular a diurese, com ação laxante e muito pobre em calorias. O pepino, por exemplo pode faltar nos sumos Detox.

 iPG- Que tipo de constituintes devem ter para serem uma mais-valia para o organismo e em que quantidades se devem tomar?

A.S.- São recomendáveis e para ser um sumo Detox deve ter preferencialmente, numa maior proporção, vegetais de folha verde, onde podemos depois completar com opções tais como: maçã, ananás, cenoura, beterraba, não esquecer o pepino, sumo de limão, hortelã, gengibre, entre outras opções.

O ideal é a pessoa ir adaptando ao gosto, não fazer demasiadas misturas, basta escolher 3 a 4 opções e ir variando ao longo da semana, até para não ser sempre o mesmo.

Normalmente recomenda-se igualmente uma colher de café de clorela nestes sumos Detox. Clorela é uma micro-alga com um alto poder desintoxicante pela grande riqueza em clorofila, para além de uma quantidade e variedade em nutrientes interessantes, típico das algas, com uma excelente biodisponibilidade.

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.