- Pub -
foto: Kiril Janackov

Duas vitórias no caminho para o título mundial de pilotos e pontos importantes na luta dos fabricantes de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) voltaram a brilhar em Estoril. A penúltima ronda do Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WorldSBK) de 2025 decorreu no circuito português perto de Lisboa. Pilotando sua BMW M 1000 RR nº 1, Razgatlioglu venceu a primeira corrida principal e a corrida Superpole, além de conquistar o segundo lugar no pódio na segunda corrida. Ele também estabeleceu novos recordes de volta durante o fim de semana. Como líder da classificação dos pilotos, «El Turco» segue agora para a final da temporada em Jerez de la Frontera (ESP) com uma vantagem de 39 pontos sobre o seu rival mais próximo, Nicolò Bulega (ITA / Ducati).

Sven Blusch, diretor da BMW Motorrad Motorsport: «Foi mais um passo importante rumo ao título e um fim de semana quase perfeito para nós. Com duas vitórias e um segundo lugar, podemos agora viajar para Jerez com uma vantagem de pontos muito sólida. O desempenho de Toprak foi mais uma vez excelente. Ao mesmo tempo, o desempenho de Nicolò Bulega também merece reconhecimento. O que esses dois mostraram nas corridas, distanciando-se do resto do pelotão, foi de outro nível. Também estamos muito felizes com o desempenho de Mickey; ele fez um ótimo trabalho com os seus resultados entre os dez primeiros. Acho que ele também está pronto para o que, por enquanto, é o seu último fim de semana de corrida no WorldSBK. Agora faremos tudo o que pudermos – em Berlim, Munique, Inglaterra e na pista – para estarmos o mais bem preparados possível, e estamos ansiosos pelo final da temporada.»

Christian Gonschor (Diretor Técnico da BMW Motorrad Motorsport): “Foi mais um fim de semana fantástico, com duas vitórias, pole position, recordes de volta e um segundo lugar. Com este fim de semana fantástico, Toprak ampliou a sua liderança no campeonato de pilotos – um sucesso máximo do qual toda a equipa pode se orgulhar. Toprak mostrou o seu profissionalismo em todas as corridas e, na segunda corrida principal, sabia que o segundo lugar também era crucial para o campeonato, para o grande objetivo. Ele não correu riscos desnecessários para conquistar a vitória. Olhando para Jerez, estamos entusiasmados com uma final intensa e queremos expressar a nossa gratidão aos organizadores e à FIM, cujos mecanismos de controlo e regulamentação garantem uma competição justa que emociona os fãs na pista e na televisão com dois magníficos pilotos na frente.”

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): «Fiquei muito feliz por vencer a primeira corrida. No início, tudo estava sob controlo, mas depois o Nicolò teve um pouco mais de aderência do que eu. No final da corrida, eu estava a derrapar muito, mas ele também. Na corrida Superpole, a partida foi um pouco difícil, eu estava a lutar com o Nicolò nas duas primeiras voltas. Mas depois concentrei-me apenas no meu ritmo, pressionando para conseguir um bom tempo por volta e tentando não cometer nenhum erro. Por isso, no final, ganhei novamente. A segunda corrida foi mais difícil para mim. Estava em quinto lugar, tive de ultrapassar, mas concentrei-me apenas no meu trabalho para apanhar o Nicolò. Quando voltei ao segundo lugar, estava a pressionar tanto em cada volta que o pneu traseiro caiu, por isso tive muitas dificuldades. Tive de fazer a partida para gerir a minha corrida e pensei: «Ok, desta vez é impossível ganhar, o segundo lugar é suficiente porque preciso dos pontos para o campeonato.» Agora estou ansioso por Jerez. Temos alguma margem no campeonato e tudo o resto veremos lá. O Nicolò é muito forte em Jerez, mas vou tentar dar o meu melhor novamente.”

Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team): “Nas últimas duas rondas, tivemos uma ótima sensação com a moto e depois viemos para cá e, por alguma razão, tivemos muitas dificuldades com a moto no início. Não conseguimos a sensação certa e a velocidade certa na sexta-feira. No sábado de manhã, melhorámos muito o nosso ritmo e o nosso pacote. Eu estava confiante para a Superpole, mas infelizmente perdi muito tempo por ter falhado uma mudança de marcha. Especialmente aqui, você perde muitas posições no grid e o 12º lugar não foi fantástico. Na primeira corrida, tive uma boa partida, mas infelizmente alguém fez uma queda na primeira curva e me tirou da pista. Os rapazes na boxe garantiram que a moto reserva estivesse pronta e eu pude reiniciar a corrida. Depois de algumas boas voltas, infelizmente tive um problema técnico. Consegui terminar a corrida e marcar um ponto, mas foi um sábado muito decepcionante. Na corrida Superpole de domingo, decidimos usar o pneu de corrida, pois achamos que o pneu de qualificação era um grande risco. Terminei em P9, o que não foi tão mau. Foi bom subir no grid, especialmente para a primeira curva. A minha partida na segunda corrida não foi ótima, mas tive um bom ritmo. Estava a aproximar-me dos pilotos à minha frente, mas parecia ter alguma dificuldade com a moto quando chegava muito perto deles. Lutei muito e terminei em décimo, somando mais pontos. Agora estou ansioso por Jerez, especialmente no que diz respeito ao campeonato. Parece que o Toprak vai ganhar lá, por isso é isso que todos estão à espera.”

- Pub -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui