- Pub -
foto: Mário Andrade

O Campeonato Mundial de Superbike de 2025 continua este fim de semana no Circuito TT de Assen, na Holanda, uma pista na qual a equipa Honda HRC está confiante de que pode sair-se bem.

Esta terceira etapa do campeonato do mundo realiza-se menos de duas semanas depois da segunda etapa, realizada no Circuito do Algarve, em Portugal. Lecuona competiu as suas primeiras corridas da temporada de 2025, tendo sido forçado a ficar de fora da abertura da temporada australiana devido a uma lesão. Considerando a sua condição física, que ainda estava longe de ser a ideal em Portugal, o espanhol conseguiu competir e melhorar gradualmente ao longo do fim de semana, completando as três provas na zona de pontos, com um oitavo lugar como melhor resultado na Corrida 2. Vierge, em plena forma, conseguiu ter um desempenho muito consistente ao longo do fim de semana e conquistar um sólido quinto lugar na Corrida 1 do SBK.

As atenções viram-se agora para a etapa holandesa, o histórico circuito de Assen, um evento regular no calendário do SBK. A edição de 2024 trouxe condições meteorológicas mistas e resultados mistos para a equipa Honda HRC. Enquanto Vierge terminou em décimo lugar nas duas corridas SBK do fim de semana, Lecuona infelizmente ficou de fora das corridas depois de ter batido e lesionado durante um FP3 molhado. Assen, no entanto, também guarda memórias positivas de Lecuona, uma vez que foi palco do seu primeiro pódio no SBK em 2022 (Corrida 2). Tanto Iker como Xavi procuram, por isso, dar continuidade aos respetivos resultados em Portugal, uma etapa que ambos os pilotos consideraram positiva por vários motivos.

Muitas vezes designado por “Catedral da Velocidade”, o Circuito TT de Assen mede 4.542 km e é composto por dezoito curvas, cujo traçado representa um desafio técnico. O circuito atual está em funcionamento desde 1955, mas a pista original de Assen data de 1925 e era utilizada para datar as corridas de Dutch TT. Localizado na província de Drenthe, na Holanda, o circuito costuma ter um tempo instável, outro fator que a equipa Honda HRC deve considerar para o fim de semana.

Xavi Vierge (#97 Equipa HRC): “Chegámos ao fim de semana em Assen depois de uma ronda positiva em Portimão, pois, embora a Corrida 2 tenha terminado com um acidente, conseguimos fazer progressos sólidos juntamente com a equipa ao longo do fim de semana. Isto dá-nos um bom impulso de confiança e encaramos a próxima jornada com uma mentalidade positiva. Assen é uma pista que gosto muito de percorrer. É bastante diferente dos circuitos que visitámos nas duas primeiras etapas, mas tem as suas próprias características distintas e oferece frequentemente condições meteorológicas imprevisíveis. Juntamente com a equipa, continuaremos a trabalhar arduamente e daremos especial atenção ao lado eletrónico, uma área na qual acredito que ainda temos espaço para crescer.”

Iker Lecuona (#7 Equipa HRC): “Foi muito bom voltar à acção em Portimão e agora estou feliz por ir a Assen para a próxima jornada. Vou encarar o fim de semana com a mesma mentalidade, concentrando-me em tentar trabalhar com calma e de forma construtiva, seja qual for a situação, e tentando melhorar passo a passo. Gosto da pista de Assen – já estivemos no pódio no passado, mas também enfrentámos alguns desafios no ano passado. Sexta-feira dar-nos-á uma ideia clara de onde estamos e de como me estou a sentir na moto, e não nos vamos concentrar na qualificação nesta fase, apenas em trabalhar da forma certa para alcançar o melhor resultado possível nos dias de corrida.”

- Pub -

Deixe o seu comentário