- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

O líder do Campeonato Alvaro Bautista conquistou a sua 12ª vitória da época com a Ducati e subiu ao pódio pela 70ª vez no WorldSBK, aumentando a sua vantagem sobre Razgatlioglu para 78 pontos.

A corrida do MOTUL FIM Superbike World Championship arrancou com uma Corrida 1 encurtada de 20 voltas no Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli” durante a ronda Pirelli Emilia-Romagna, com Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) a liderar o seu companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi, com a dupla a envergar uma pintura especial amarela na Corrida 1. Bautista tinha uma margem de cinco segundos sobre o seu companheiro de equipa e chegou às 12 vitórias em 13 corridas em 2023, enquanto Rinaldi aumentou a sua contagem de pódios em Misano.

Quando as luzes se apagaram para a corrida de 20 voltas, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) e Rinaldi pareciam ter conseguido um melhor arranque em comparação com Bautista, mas o actual Campeão conseguiu aguentar a dupla para manter a liderança da pole position. O trio lutou durante as primeiras voltas da corrida com Razgatlioglu a tentar passar Rinaldi por fora na Curva 4, com o italiano a defender-se para manter o segundo lugar.

À medida que a corrida se desenrolava, Bautista e Rinaldi conseguiram ultrapassar Razgatlioglu respectivamente no primeiro e segundo lugares, conquistando assim a vitória caseira para a Ducati numa Panigale V4 R com uma pintura especial, com a mota a usar as cores amarelas em vez do vermelho para homenagear a história da Ducati.

Enquanto os dois pilotos da Ducati fugiam na frente, Razgatlioglu teve de suportar alguma pressão inicial de Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) e Axel Bassani (Motocorsa Racing), mas o Campeão de 2021 foi capaz de resistir a essa pressão antes de abrir uma distância sobre os seus rivais. Quando a corrida chegou a meio, Petrucci deixou Bassani para trás e começou a ganhar terreno a Razgatlioglu na luta pelo pódio. Na 12ª volta, Ragatlioglu começou a afastar-se do estreante italiano para conquistar o terceiro lugar. O terceiro lugar de Razgatlioglu significa que ele se aproxima de um século de pódio no WorldSBK, enquanto esta foi a 349ª corrida da Yamaha no pódio.

Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) P1 : “Hoje estou contente porque foi um bom dia para a Ducati. Voltei a ter um bom feedback da mota, mesmo nestas condições. Na Corrida 1, estava muito calor e a sensação com a mota foi fantástica. Agora consigo ser muito consistente e muito rápido desde a primeira volta, por este motivo estou contente. Talvez pareça fácil visto de fora, mas acreditem que tive de me esforçar muito para manter este ritmo de corrida. Estive na casa dos 1m33s alto, 1m34s baixo durante quase toda a corrida e não foi fácil. No entanto, estava a desfrutar cada curva e consegui manter-me focado e concentrado durante toda a corrida.”

O herói local Michael Ruben Rinaldi terminou em segundo na Corrida 1 e alcançou o seu 18º pódio, sendo a quarta vez que o consegue em 2023.

Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) P2 : “Estou muito feliz por mim e pela equipa porque foi um 1-2 e é sempre bom! Estou muito contente com o meu desempenho, não estava à espera de ter este ritmo de corrida, mas consegui fazer voltas rápidas. Não consegui entender como é que o Álvaro estava a fazer o seu ritmo, ele estava a andar de forma absolutamente inacreditável, por isso merece a vitória. Estou feliz com o que fizemos; em comparação com o ano passado e em 2021, quando ganhei, sou sete ou oito décimos mais rápido por volta, por isso estou muito feliz . De certeza que vou tentar ganhar mais cedo ou mais tarde. Estou muito feliz com este resultado”.

Toprak Razgatlioglu fechou o pódio da Corrida 1, terminando a 8,971s de Bautista, mas continua a ocupar a segunda posição no Campeonato. Em quarto lugar ficou o italiano Axel Bassani, que ocupa o quinto lugar na classificação do Campeonato.

Resultados Corrida 1 

- Pub -

Deixe o seu comentário