- Pub -
foto:WorldSBK

Classificação do Campeonato
Depois de garantir a sua primeira tripla vitória em Phillip Island, Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) chega à primeira ronda europeia como líder do Campeonato, à frente do seu companheiro de equipa Alvaro Bautista.

Pela primeira vez desde 2004, cinco pilotos da Ducati ocupam as cinco primeiras posições da classificação após a ronda de abertura. Andrea Iannone (Team Pata Go Eleven), Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) e Scott Redding (MGM BONOVO Racing) ocupam o 3º, 4º e 5º lugares, respetivamente. Em 2004, a última vez que isto aconteceu, os cinco primeiros incluíam James Toseland, Regis Laconi, Frankie Chili, Garry McCoy e Noriyuki Haga.

O atual Campeão do Mundo Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) teve um início difícil na defesa do título, marcando apenas 20 pontos em Phillip Island. Ele está em 8º lugar na classificação, 42 pontos atrás de Bulega. Olhando para Portimão, Razgatlioglu disse ao WorldSBK.com: “Estou apenas a concentrar-me na próxima corrida porque vamos regressar à Europa e vou ter de lutar com todas as Ducatis. Vou continuar a trabalhar e tentar regressar mais forte”.

Um pouco de  história
Razgatlioglu venceu as últimas três corridas do WorldSBK em Portimão, elevando o seu total de vitórias no circuito para seis.

Com Jonathan Rea (Pata Maxus Yamaha) a falhar a ronda portuguesa, apenas três pilotos da grelha de 2025 venceram anteriormente uma corrida do WorldSBK em Portimão: Razgatlioglu, Bautista e Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team). Bautista venceu quatro corridas consecutivas no circuito durante as épocas em que conquistou o título em 2022 e 2023.

Dos seis fabricantes que competem em 2025, apenas a Bimota ainda não conseguiu garantir um lugar no pódio em Portimão.

Performance dos principais pilotos
Toprak Razgatlioglu dominou o teste de dois dias em Portimão, estabelecendo o tempo mais rápido em ambos os dias. No segundo dia, registou uma volta em 1m39,592s, batendo o recorde da Superpole de 2022 de Jonathan Rea. O colega de equipa Michael van der Mark também mostrou progressos, terminando em P4 no Dia 2.

Nicolo Bulega terminou em P2 em ambos os dias, continuando a sua forte forma após um hat-trick na Austrália. Sofreu uma queda no Dia 2, mas regressou para efetuar uma volta em 1’40.017s.

Entre as Ducatis mais rápidas nos testes de Portimão em março, Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) começou bem a época na Austrália, assegurando dois Top 6. O seu objetivo é manter esta dinâmica à medida que o Campeonato se desloca para a Europa.

Actualizações das lesões
Jonathan Rea (Pata Maxus Yamaha) continua a recuperar da cirurgia após a lesão sofrida na Austrália. A sua ausência da ronda portuguesa põe fim à sua série de 38 corridas do WorldSBK realizadas em Portimão desde que a pista se juntou ao Campeonato em 2008.

Iker Lecuona (Honda HRC) foi afastado da ronda australiana devido a uma fratura no pé, o que também o obrigou a falhar o teste de Portimão antes da 2ª ronda. No entanto, está preparado para regressar à ação na ronda portuguesa da Pirelli.

Calendário da Prova

- Pub -

Deixe o seu comentário