- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

O Campeão do Mundo de Superbike de 2021, Toprak Razgatlıoğlu, vai deixar a equipa Pata Yamaha Prometeon WorldSBK no final da temporada de 2023, uma vez que ele e a Yamaha terminam amigavelmente a sua relação de sucesso de quatro anos juntos, com o piloto turco a procurar um novo desafio para 2024.

O potencial de Razgatlıoğlu nas duas rodas ficou claro desde tenra idade. Ganhou vários títulos nacionais do Campeonato Turco de Motocross em miúdo antes de ser coroado Campeão Europeu de Superstock 600 na sua primeira participação em 2015. Subindo para o Campeonato Mundial de Superbike em 2018, tornou-se o primeiro piloto turco a conseguir um pódio e a registar uma vitória na classe antes de assinar com a Yamaha para a temporada de 2020.

Razgatlıoğlu teve um início de carreira impressionante na Yamaha, vencendo na sua estreia em Phillip Island em 2020, e depois conquistou mais duas vitórias convincentes no Estoril no final do ano, a caminho do quarto lugar na classificação do campeonato.

A temporada de 2021 foi testemunha de uma das maiores lutas pelo título na história do WorldSBK, com Razgatlıoğlu a lutar com Jonathan Rea pelo título mundial. No final das contas, o piloto turco reinou de forma suprema, conquistando 13 vitórias, 29 pódios e três pole positions para conquistar o Campeonato Mundial de Superbike de 2021, acabando com o reinado de seis anos de Rea como campeão e garantindo o primeiro título da Yamaha na classe desde Ben Spies em 2009.

m 2022, a estrela turca estava novamente envolvida numa feroz batalha pelo campeonato ao lado de Rea e Álvaro Bautista, da Ducati. Razgatlıoğlu perdeu o segundo título consecutivo, mas terminou a temporada com mais vitórias (14) do que em 2021, além de 29 pódios e quatro pole positions. Também se tornou o piloto da Yamaha mais bem-sucedido na história do WorldSBK com 30 vitórias, superando o recorde anterior de Noriyuki Haga.

A temporada de 2023 tem visto o piloto turco mostrar uma consistência e ritmo incríveis, com o jovem de 26 anos actualmente em segundo lugar na classificação geral, que conquistou uma vitória e mais dez pódios nas primeiras 12 corridas.

No entanto, depois de quatro temporadas, um título mundial, 31 vitórias em corridas e 47 outras aparições no pódio com a Yamaha no WorldSBK, Razgatlıoğlu decidiu assumir um novo desafio em 2024 e deixará a equipa Pata Yamaha Prometeon WorldSBK no final desta temporada. Ainda assim, tanto a Yamaha como Razgatlıoğlu continuam totalmente empenhados em lutar pelo título do WorldSBK de 2023.

A Yamaha agradece a Razgatlıoğlu pela sua imensa contribuição para o sucesso desportivo da Yamaha no WorldSBK e aproveita esta oportunidade para lhe desejar a melhor sorte nos seus futuros desafios.

Andrea Dosoli (Road Racing Manager, Yamaha Motor Europe): “Lamentamos o facto do Toprak deixar a Yamaha no final desta época. Queríamos continuar o que tem sido uma parceria incrivelmente bem-sucedida, com o destaque óbvio para a tripla coroa de títulos mundiais de pilotos, fabricantes e equipas que conquistámos juntos em 2021. Fizemos o que sentimos ser uma oferta que reflectia adequadamente o valor de Toprak como piloto e embaixador da Yamaha, bem como a competitividade do nosso equipamento de corrida e a nossa estratégia de corrida dentro da estrutura do WorldSBK. No entanto, à medida que as negociações avançavam, tornou-se evidente para ambas as partes que Toprak está motivado para abraçar um novo desafio em 2024 e nós respeitamos a sua decisão. Embora os nossos caminhos divirjam no final do ano, estamos agora totalmente concentrados na batalha pelo título do WorldSBK de 2023, que recomeça em breve em Misano. Finalmente, gostaria de agradecer ao Toprak em nome da Yamaha, mas também pessoalmente, pela sua inestimável contribuição para o nosso projecto WorldSBK. O seu primeiro título de Campeão do Mundo em 2021 foi uma recompensa justa para ele, mas também para todas as pessoas que, desde que regressámos ao WorldSBK em 2016, trabalharam tão arduamente para fazer deste projecto um sucesso. É uma memória que todos na Yamaha vamos guardar com carinho. Desejamos ao Toprak todo o sucesso para o futuro, mas, por agora, temos um trabalho para acabar.”

Toprak Razgatlıoğlu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK Team): “Quero dizer a toda a família Yamaha um muito obrigado pelo amor e respeito que me demonstraram. Ganhar o campeonato do mundo era o meu sonho quando assinei com a Yamaha e alcançámos esse objectivo juntos. Para a próxima época, sinto que preciso de um novo desafio e, embora tenha havido uma oportunidade no MotoGP, não senti a mesma sensação de ligação com a moto de MotoGP que tenho com a superbike. Mas se quero continuar no WorldSBK preciso de um novo objectivo, uma nova ambição. Tenho pena de deixar a Yamaha, tanto a marca como a equipa, porque temos uma relação muito boa, mas a mudança faz parte de qualquer desporto e é normal para qualquer profissional. Por isso, um grande obrigado à Yamaha Motor Company, à Yamaha Motor Europe, à Yamaha Motor Turkiye, à equipa Pata Yamaha Prometeon WorldSBK e especialmente à minha equipa, que têm trabalhado tão intensamente para mim.”

 

- Pub -

Deixe o seu comentário